Destaques e análises políticas do Brasil e Pernambuco, com Igor Maciel

Cena Política

Por Igor Maciel
Cena Política

O Supremo Tribunal Federal e o que está na bandeira. Nao é samba, é ordem

Confira a coluna Cena Política deste domingo (1º)

Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 30/09/2023 às 20:00
Luís Roberto Barroso canta samba com Diogo Nogueira em festa após posse como presidente do STF - Reprodução/Redes Sociais

A posse de Luiz Roberto Barroso como presidente poderia ter chamado a atenção pelo discurso forte em favor da democracia, pela declaração de que nenhum Poder da República é hegemônico ou pela defesa do Ordenamento Jurídico. Ao invés disso, o que repercutiu nas redes foi o ministro e novo presidente com um copo de bebida em mãos, cantando e dançando sobre um palco na comemoração.

Luz em excesso cega

O presidente tem todo o direito de festejar, mas poderia fazê-lo entre amigos e família, sem tanta exposição. Exposição excessiva, aliás, foi o que trouxe à crise entre os poderes que estamos experimentando.

Estudantil

E Barroso parece ser o mais empenhado em buscar holofotes, o menos discreto dos ministros do Supremo. É como se ele não resistisse à chance de chamar a atenção, como aconteceu quando surgiu, mangas arregaçadas, num encontro do movimento estudantil, discursando sobre ter “acabado com o bolsonarismo”.

Ordem e…

Preocupa bastante essa postura originada em alguém que representa uma instância suprema da Justiça brasileira e que será cobrado por cada passo que der. A credibilidade do STF é a credibilidade da ordem.

E sem ordem, diz a bandeira desse país imenso e peculiar, não há progresso.

Tucanato

A governadora Raquel Lyra aguarda os rumos do PSDB antes de tomar qualquer decisão sobre continuar ou não na sigla para o futuro.

Houve quem achasse que ela sairia do ninho tucano se Aécio Neves voltasse ao comando nacional. Isso não seria motivo, já que Aécio foi, exatamente, quem a acolheu no partido quando ela foi obrigada a sair do PSB.

Perto de Lula

O que vai definir o futuro da governadora com o PSDB é o tom que o partido terá em relação ao governo Lula (PT).

Raquel tem repetido para todos que não vai permitir que brigas partidárias atrapalhem Pernambuco, como já aconteceu num passado bem recente.

Se o PSDB subir o tom e radicalizar na oposição, ela não vai ficar.

A foto

A foto que a governadora fez com Lula há alguns dias, foi bem ilustrativa da prioridade que ela dá a essa boa relação com o presidente. Ela não tinha agenda marcada no Palácio do Planalto. Estava passando e resolveu dar um "alô".

Ele não apenas a atendeu prontamente como mandou buscar o fotógrafo oficial. Foi ele quem pediu a foto e autorizou a publicação. Isso diz muito.

PIBão

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) era só sorrisos depois que o economista Ricardo Amorim afirmou, durante palestra em comemoração aos 40 anos da Moura Dubeux, no Teatro RioMar, que o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco deve superar o do Nordeste e o do Brasil este ano.

As projeções indicam um crescimento em torno de 3,7% no PIB do Estado em 2023, enquanto o do Nordeste deve ser de 3,5% e o do Brasil de 3%.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS