Após números honestos, o que não for concordância é pura demagogia
Confira a coluna Cena Política desta quinta-feira (11)
O secretário da Fazenda de Pernambuco conseguiu arrefecer os ânimos exaltados de deputados da oposição na Alepe. Wilson de Paula compareceu a uma audiência conjunta das comissões de Finanças e de Administração para detalhar os números do projeto que prevê extinção das faixas salariais na Polícia Militar.
Explicou tudo, didaticamente, aos parlamentares e acabou sendo bastante elogiado. Até por deputados do PSB.
Números…
Ele mudou alguma linha do projeto? Muito pelo contrário. Disse que as faixas não podem ser extintas de uma só vez porque o Estado não tem como pagar da maneira que alguns deputados ligados aos militares defendem. E provou isso com dados das finanças da gestão e fluxos de pagamentos.
Há uma lição importante sobre a vida que não deve ser esquecida por quem trabalha em gestão pública: após números honestos, o que não for concordância é demagogia.
… e firmeza
Não é a primeira vez que Wilson de Paula vai à Alepe tratar sobre temas tensos e sai de lá com a concordância dos opositores.
No início da gestão, quando havia estranheza sobre o fato de o governo perder a nota B no Capag e ficar sem poder tomar empréstimos (algo já revertido), aconteceu uma situação parecida. O tema acabou se acomodando após uma visita do secretário ao Legislativo.
Com números honestos e firmeza de discurso é possível recuperar a relação do Palácio com a Alepe?
Emburrecimento
A vingança e a ambição emburrecem as pessoas. Como senador, hoje, Sergio Moro (UB) está preso dentro de um sistema controlado pelos políticos que, em sua maioria, o detestam e poderiam passar oito anos enterrando ele dentro do próprio cargo, como mais um parlamentar isolado. Ao invés disso, estão trabalhando para cassá-lo.
Não conseguiram no TRE-PR e vão tentar no TSE. O PL e o PT estão colocando ele em evidência outra vez, mesmo acreditando que é uma desforra.
Consertando a bobagem
Quando conseguirem cassar Moro,, se conseguirem, libertarão um símbolo que, por mais politicamente estúpido que seja (e ele é), ainda representa um sentimento de revolta relacionado à corrupção. O maior erro que os inimigos de Moro podem cometer é tirar ele da política na qual ele foi bobo o suficiente para entrar.
Basta olhar um pouco o exemplo de Deltan Dallagnol. Fala-se muito mais dele agora, após sua cassação.
Antes muita gente nem lembrava que ele era deputado.
Habitação
Pernambuco será contemplado com 2.744 unidades habitacionais, através do Minha Minha Vida Entidades. O anuncio foi feito nesta quarta-feira pelo presidente Lula. Cinco terrenos doados pelo governo do estado serão contemplados com recursos do governo federal para construção de novas moradias.
Reforma
Durante o anúncio do Minha Casa Minha Vida Entidades, Lula destacou a necessidade do Governo Federal lançar um programa voltado para a reforma de residências. Pernambuco saiu na frente e já tem o Reforma no Lar.