OPINIÃO

Ex e atual presidentes da OAB divergem sobre entrega de carteira de advogado a Sergio Moro

O petista Damous, ex-deputado federal, é contra a entrega da carteira a Moro. Já Santa Cruz, para fustigar o presidente Jair Bolsonaro, é a favor

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 13/06/2020 às 8:44
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Ex ministro da Justiça Sergio Moro - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A briga provocada por Sergio Moro

Criador e criatura divergem sobre a entrega de carteira de advogado a Sergio Moro. De um lado está Wadih Damous, ex-presidente da OAB-RJ que inventou a candidatura à sua sucessão de Felipe Santa Cruz (foto), a quem chamava de 'poste'. Do outro lado está Santa Cruz, que rompeu com seu criador e acabou presidente nacional da entidade. Após tomar posse no cargo em evento no Teatro Municipal do Rio (cedido por Sergio Cabral, seu amigo), Santa Cruz rompeu com Damous, que o inventou. O petista Damous, ex-deputado federal, é contra a entrega da carteira a Moro. Já Santa Cruz, para fustigar o presidente Jair Bolsonaro, é a favor. 'Espero que a OAB não conceda a carteira a Moro', refirma Wadih Damous. 'Para ser advogado tem que honrar a advocacia'. O ex-deputado acha também que Moro 'não tem nem cacoete de advogado'. Para Santa Cruz, o ex-juiz 'tem todo direito à carteira'.

Lobby “segura” na ANP venda direta aos postos

Apesar da pressão das distribuidoras, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) se prepara para regulamentar a venda direta de etanol aos postos, em cumprimento à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que no início do mês recomendou a providência. A medida deve provocar uma redução imediata de cerca de 20% no preço final para o consumidor, segundo estimativas do setor sucroenergético.

A ANP é a última trincheira das distribuidoras, que atuam como atravessadoras.

“A ANP vai regulamentar”, informou nesta sexta (12) a Agência Nacional do Petróleo por meio da sua assessoria, ao ser questionada pela coluna. Em 2009, no governo petista, os distribuidores ganharam um cartório da ANP: a exclusividade na venda de combustíveis aos postos. Os distribuidores nada produzem, exceto notas fiscais e escândalos de fraude e corrupção investigados em operações da Polícia Federal. 

Esse cartório bilionário no comércio de combustíveis, que explora o consumidor, fez dos distribuidores/atravessadores os “novos ricos”.

Indignação

Calado, o governador amazonense Wilson Lima é um conversador. Ele provocou revolta no Estado ao afirmar que “ninguém morreu porque não tinha respirador”. No Amazonas, já são cerca de 2.400 mortos, em razão inclusive da incompetência do governo estadual no combate à doença.

Tribunal

O jurista e professor Walter Maierovitch disse que 'perde o sono' com o fato de que os ministros do Supremo Tribunal Federal, as 11 vítimas do inquérito das fake news, investigam e julgarão os acusados.

Fantasia news

Coleguinhas mal informados tripudiam do porta-voz da Presidência da República dizendo que ele anda 'sumido'. Escondem que o general Otavio Rego Barros passou duas semanas se recuperando de covid-19.

Um especialista

O ex-senador Lindbergh Farias será mestre de cerimônias do 'arraiá da resistência'. Trata-se, por acaso, de outra 'quadrilha', a que faz parte dos festejos de São João e não a que mandou petistas para a cadeia.

Frase

Medidas excepcionalíssimas poderão ser adotadas', Dep. Guilherme Derrite (PP-SP), apresenta projeto que muda o significado de quarentena

Sem aumento

O laboratório Sabin informa que seus testes de covid “seguem os valores de mercado' e não aumentaram, 'apesar dos aumentos expressivos dos custos dos insumos”. Variam de R$270 (no drive thru) a R$350.

Fundo do poço

A queda de 19,4% nas horas de produção estabeleceu novo recorde de ociosidade para abril na indústria, segundo associação de importadores de máquinas (Abimei). Faturamento despencou 23,3% no mês.

Comentários

Últimas notícias