OPINIÃO

PT mantém silêncio sobre as operações da PF na Prefeitura do Recife

Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 27/07/2020 às 7:20 | Atualizado em 27/07/2020 às 7:28
LEO MOTTA/JC IMAGEM
Cargos ainda sendo definidos - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM

O PT mantém silêncio constrangedor sobre os escândalos de corrupção na prefeitura do Recife, “visitada” cinco vezes (e não três, como publicamos) pela Polícia Federal. Os cargos ocupados por indicação do senador Humberto Costa têm força de “calaboca”.

Ministério de Segurança de volta

Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) marcou reunião na próxima quinta-feira (30) com o ministro André Mendonça (Justiça) para tratar da recriação do Ministério de Segurança Pública. Interlocutor frequente do presidente da República, o deputado garante que está mantida a ideia e que a recriação aguarda apenas que Jair Bolsonaro se livre do coronavírus. Capitão Augusto reiterou sua aposta na escolha do ex-deputado e coronel da reserva da PM Alberto Fraga (DF) para o novo ministério.

Tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Rodoviária Federal devem permanecer vinculadas ao Ministério da Justiça. Para ele, o novo ministério terá muito a fazer, coordenando as polícias militares e civis, guardas municipais e bombeiros em todo o País. Capitão Augusto vai disputar a presidência da Câmara, segundo ele, para priorizar projetos ligadas à área de segurança pública.

Guinada ao centro

O presidente Jair Bolsonaro, aliado ao centrão, está sendo beneficiado pela coalização de centro que, celebrada por Lula et caterva garantiu mais de 15 anos de poder ao PT. Quando o petista tomou posse, em 2003, além do PL do vice José Alencar, a coalizão petista contava apenas com os puxadinhos de sempre (PCdoB, PDT, PSB), além do PTB. A partir do mensalão, com a reeleição ameaçada, Lula e PT se aproximaram do “centrão” da época, incluindo PMDB e PPB, atual PP.

Lulismo $/A

Segunda maior bancada da Câmara e a maior bancada do Senado, o hoje MDB foi fundamental para garantir maioria plena ao governo.

MDB emergiu

O papel do PMDB foi tão essencial para o PT, que em 2010 indicou Michel Temer vice de Dilma e a substituiu após o impeachment.

Alô, corregedorias 

As corregedorias do CNJ e do TJ-SP demoram a avaliar as seguidas decisões de soltura de bandidos de altíssima periculosidade a pretexto da Covid-19, em São Paulo. Mais de 4,5 mil bandidos estão nas ruas.

Sondagem

Parlamentares paulistas da Câmara juram que o governador João Doria mandou sondar Celso Russomano (Republicanos) para vice de Bruno Covas, em novembro. O prefeito está à frente, nas pesquisas.

Traqueotomia

Marcus Vinicius Furtado Coelho tem recebido apelos para disputar outra vez a presidência na OAB nacional, a fim de recuperar a entidade de duas gestões, inclusive a atual, abaixo de qualquer crítica.

Ideia rara

Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) quer lei para a PF investigar os crimes contra a vida de candidatos a cargos eletivos, caso raro de projeto para reduzir burocracia. Hoje a decisão passa pelo Ministério da Justiça.

Cenipa

Vizinhos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no Lago Sul, em Brasília, reclamam de barulho, fogueiras e até de casos de assaltos a residências próximas ao Cenipa.

Frase

"Para intimidar críticos da Corte, vale um novo tipo de pena, a censura", deputado Filipe Barros (PSL-PR), sobre bloqueio de contas no Twitter a mando do STF

 

 

Comentários

Últimas notícias