OPINIÃO

Após STF barrar reeleições no Congresso, ferramenta de avaliação de projetos voltou magicamente a funcionar

Apesar de o Senado atribuir à "manutenção" as falhas no e-Cidadania e na avaliação de projetos, ficaram fora do ar por mais de três meses. A desculpa era reforçar o sistema para aguentar as votações remotas e o esforço concentrado pré-eleição

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 16/12/2020 às 6:24 | Atualizado em 16/12/2020 às 9:54
FREDERICO BRASIL/ ESTADÃO CONTEÚDO
Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre são os atuais presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente - FOTO: FREDERICO BRASIL/ ESTADÃO CONTEÚDO

STF encerrou censura no Senado

Logo após o Supremo Tribunal Federal sepultar planos de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre de se reelegerem presidentes da Câmara e do Senado, a ferramenta de avaliação de projetos do Congresso e o portal e-Cidadania (magicamente) voltaram a funcionar. Em setembro, uma proposta para mudar a Constituição e beneficiar a dupla do DEM bateu recordes de rejeição em poucas horas, chegando a mais de 99%. Resultado? O Senado censurou a ferramenta alegando “manutenção”. Apesar de o Senado atribuir à “manutenção” as falhas no e-Cidadania e na avaliação de projetos, ficaram fora do ar por mais de três meses. A desculpa do Senado era reforçar o sistema para aguentar as votações remotas e o esforço concentrado pré-eleição. Conversa para boi dormir. A PEC da reeleição de Maia e Alcolumbre voltou ao ar com mais de 9,1 mil votos contrários e apenas 148 a favor: 99% de rejeição.

Rede acomoda aliados

Apesar da pose, que varia conforme o oportunismo, no escondidinho do Congresso todos os políticos são pardos. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, contribuiu para aumentar a fila do desemprego no Brasil ao demitir inapelavelmente três chefes de família, às vésperas do Natal, para acomodar apaniguados que perderam boquinhas na extinta liderança do seu partido. Ele exonerou funcionários do Conselho Editorial do Senado, do qual é presidente, para nomear sua turma. Os chefes de família não foram demitidos por déficit de competência ou assiduidade. Eles ganhavam em média R$4,5 mil por mês. A Rede já não tem líder por insuficiência de votos e senadores, por isso Randolfe perdeu gabinete, cargos e outras regalias próprias de liderança. Sem cumprir cláusula de barreira, dois dias após a posse, a Rede perdeu Capitão Styvenson (RN). Em agosto foi a vez de Flávio Arns (PR) vazar. Procurado várias vezes ontem, o senador Randolfe, em geral loquaz sob holofotes, não se deixou encontrar para explicar suas demissões.

Sobrou para nós

O STF abriu licitação no fim de agosto para comprar 45 pistolas automáticas, calibre 9 mm, destinadas aos seus seguranças. Mas se optar pela qualidade da arma importada, terá de pagar 20% a mais, após a decisão do ministro Edson Fachin de anular a alíquota zero.

Sedex, não

No Estados Unidos, as vacinas da Pfizer foram despachadas através da empresa Fedex para 150 pontos de distribuição. Todas chegaram ao destino pontualmente. No Brasil, se for por Sedex, periga não chegar.

Tá difícil

Após almoço com líderes de oposição na Câmara, o ainda presidente da Casa, Rodrigo Maia, voltou a estender o prazo que ele próprio havia fixado para apontar quem merece seu apoio na própria reeleição.

Demorou

Autor do projeto que põe fim ao foro privilegiado, o senador Alvaro Dias lançou a campanha #desengavetaRodrigoMaia. Já deve ser tarde demais e o jeito é esperar, e cobrar, do próximo presidente da Câmara.

Cobra vacina

O deputado estadual Arthur do Val (SP) acusa o governador João Dória de querer lucrar na pandemia ao propor aumento de imposto de remédio e vacinas. “Não esperava muito dele, mas aí já é demais”, disse.

Esquecidos

Deputados têm citado 200 mil idosos em asilos que devem ter prioridade na vacinação, além de agentes de saúde e segurança. Expostos em local fechado por horas, motoristas e cobradores de ônibus estão esquecidos.

Frase

Publicamos o edital amanhã (hoje) e faremos o leilão em abril” Tarcísio Freitas (Infraestrutura) sobre a Ferrovia Integração Oeste-Leste, na Bahia

Mínimo passou

O Butantan diz que 13 mil voluntários vão receber a Coronavac (ou o placebo) na 3ª fase, mas apenas 74 se infectaram com o coronavírus. O mínimo necessário é de 61 para a abertura dos estudos e análise.

Mesmo timing

O presidente Bolsonaro aguardou o resultado formal do colégio eleitoral dos Estados Unidos, na segunda (14), para parabenizar Joe Biden pela vitória na eleição. O presidente russo Vladimir Putin também.

Comentários

Últimas notícias