Opinião

Para Arthur Lira, queixas contra a troca na Petrobras não passam de histeria

Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/02/2021 às 6:55 | Atualizado em 25/02/2021 às 7:07
Arquivo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro anunciou pelo Facebook a troca do comando da estatal - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Sinais de manipulação

A histeria provocada pela substituição do presidente da Petrobras foi tão exagerada que logo se perceberam sinais de manipulação no mercado, com corretoras de valores e bancos de investimentos recomendando enfaticamente a venda de ações da estatal. Só não contavam que elas próprias as comprariam na baixa para vendê-las na alta, e sem demora: já na abertura do "mercado", nessa terça (23), ações da Petrobras registravam alta de 8%. Quem vendeu ações na baixa passou por otário. O presidente da Câmara, Arthur Lira, também chamou de histeria as queixas contra a troca na Petrobras. "Essa crise foi fabricada", denuncia. O "nervosismo" nas bolsas foi só uma jogada de especuladores, com ajuda dos seus aliados e parceiros nas mídias sociais e tradicionais. Enquanto as ações da Petrobras silenciosamente mudavam de mãos, em meio à histeria, na Petrobras tudo funcionava. Sinais de manipulação são investigadas por órgãos de controle, mas a CVM brasileira saiu pela tangente: não comenta "casos específicos".

Deputado preside há 15 anos

Passa longe da Assembleia Legislativa do Piauí a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que chefes do Poder Legislativo não podem ser reeleitos às Mesas Diretoras. O atual presidente da AL-PI, deputado Themístocles Filho (MDB), está no cargo desde 2005 e foi eleito no ano passado para o oitavo mandato seguido à frente do legislativo estadual. A Constituição proíbe a reeleição de chefes da Câmara e do Senado numa mesma legislatura, mas não impõe limites a legislativos estaduais. Themístocles Filho foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986 e está na Assembleia Legislativa desde então. O presidente da Assembleia do Piauí antecipou a eleição para outubro, em manobra que afastou concorrentes e garantiu-lhe o cargo até 2023. Entre as 27 casas legislativas estaduais, apenas seis impõem limites de mandatos aos presidentes. A decisão do STF poderá mudar o cenário.

Frase

"Não há espaço para esse tipo de atitude [ingerência nos preços]" - Arthur Lira, presidente da Câmara, para quem a "crise" na Petrobras foi fabricada.

Não vai ficar

A enorme lista de penduricalhos que engordam salários na Petrobras não impressiona o novo presidente da empresa. O general Joaquim Silva e Luna encontrou quadro semelhante em Itaipu Binacional. E o enfrentou.

Mundo chato

O Dia Internacional da Mulher está se aproximando e as críticas a quem as presenteia com rosas também. A nova lacração nas redes é que rosas insinuam que mulheres são delicadas e o dia é para lembrar "sofrimento".

Apadrinhado

Indicado por Renan Calheiros para representar o Senado no Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho deixou o padrinho contente, ao assinar parecer contra o procurador Deltan Dallagnol, odiado pelo senador que a Lava Jato investigou.

Muito estranho

Petroleiros acionistas da Petrobras recorreram à CVM contra a venda da refinaria Landulpho Alves supostamente pela metade do valor. Mas não reclamaram da especulação que derrubou o valor das ações da estatal.

Impeachment

O senador Jorge Kajuru (Cidad-GO) formalizou pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF), com denúncia de crime de responsabilidade, acusando-o de extrapolar de suas atribuições para impor censura e mandar prender até jornalistas. Moraes não comentou.

Para desconfiar

Desconfie dos que defendem com ardor a "compra direta" de vacinas por estados e municípios. Serão escancaradas as portas da corrupção, como ocorreu - inclusive no Piauí - na compra de testes, máscaras etc.

Demagogia

Ao receber a frente de prefeitos, há dias, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reagiu assim ao ouvir a lorota de "compra direta" de vacinas, demagogicamente defendida, entre outros, pelo piauiense Wellinton Dias (PT): "Me diga onde há vacinas que eu compro e entrego ao senhor".

Confiança

A pesquisa da CNC sobre as famílias mostra que o endividamento subiu para 66,5%. Na verdade, isso é positivo e mostra confiança na economia, aliado à queda da inadimplência, como ocorreu entre dezembro e janeiro.

 

 

Comentários

Últimas notícias