Apesar de situação no Brasil ser grave, surto da pandemia de covid-19 é pior em 13 países europeus

Leia a opinião de Cláudio Humberto
Cláudio Humberto
Publicado em 05/03/2021 às 7:11
Central Estadual de Regulação Hospitalar registrou 304 solicitações de leitos de UTI na semana 8, que terminou no último dia 26. Isso representa uma queda de 50% e 29%, em comparação com as semanas 6 e 7, respectivamente Foto: NEIL HALL/POOL/AFP


Covid-19 mata mais na UE

A segunda onda da covid-19 chegou com força no Brasil, mas há mais mortes por um milhão de habitantes na Europa e nos Estados Unidos, segundo a plataforma OurWorldinData. Além disso, o Brasil está em 40º no ranking de países com mais infecções pelo coronavírus em relação à população total. O surto da pandemia no Brasil é grave, mas é pior em 13 países europeus: Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal, Hungria, Suíça, Áustria, Espanha, Bulgária, Holanda, Croácia, França e Suécia.

Lideram o ranking de casos de covid-19 os pequenos Andorra, Gibraltar e Montenegro. Entre as grandes nações, os EUA têm a pior situação. País que mais vacinou a população até agora, os Estados Unidos são o 7º na lista de mais casos de covid-19 por milhão de habitantes. No leste europeu, proporcionalmente, República Tcheca, Croácia, Sérvia Eslovênia, Lituânia e Georgia tem mais casos por habitante que o Brasil, que já aplicou mais vacinas (10,1 milhões) que toda população de Israel (9 milhões), país elogiado por sua campanha de imunização.

Mais de 110 milhões doses em abril

Brasil já fechou contrato de compra de 415 milhões de vacinas contra coronavírus para este ano, mas a boa notícia é que mais de 110 milhões das doses serão entregues até o final do mês que vem e terão impacto significativo na segunda onda de contaminações que assola o País. Com as novas doses e a expertise em grandes programas de imunização, o Brasil deve disparar nos rankings totais e percentuais de vacinação. Apenas este mês de março, a previsão é de chegada e distribuição de 38 milhões de doses para impulsionar a campanha nacional de vacinação. Abril deve consolidar o combate à covid-19 com, segundo o Ministério da Saúde, mais 55,7 milhões de doses de quatro laboratórios diferentes. Atualmente, o Brasil já aplicou 10,1 milhões de doses, segundo dados do vacinabrasil.org, sendo 7,6 milhões com 1ª dose e 2,5 milhões com a 2ª.

Acelera, Brasil

O Brasil foi o 4º país que mais vacinou nos últimos sete dias e pisou no acelerador. Segundo o OurWorldinData, foram 810 mil doses nas últimas 48h, o que levou a média para 246,5 mil. Estamos atrás apenas de Índia, com 607 mil, China com 631 mil e EUA, que tem média de 2,01 milhões.

Na geladeira

A plataforma vacinabrasil.org revela que foram disponibilizadas 228.860 doses para Alagoas e o governo estadual aplicou apenas 139.552. Mas o governador subscreveu carta reclamando de falta de imunizantes.

Vacina anti fake

"Experts" escolhidos a dedo traçam o pior cenário e mentem sem corar. "Ficamos para trás em relação ao mundo", diz um deles. O mundo vacinou 3,54% da população, o Brasil 4,36%, atesta o OurWorldinData.

Frase

Vamos observar para ver quem será capaz de unir forças" - Ex-presidente Fernando Henrique, sobre o candidato do PSDB a presidente, em 2022

Martins no STF

O ministro Gilmar Mendes negou qualquer reparo à provável indicação ao ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), favorito à vaga do ministro Marco Aurélio no Supremo, em julho.

Chega pra lá

Um dos fatos políticos mais importantes da semana foi a entrevista de FHC à Rádio Bandeirantes, criticando o açodamento do governador de São Paulo, João Doria, de tentar tomar o controle do PSDB e expulsar o deputado Aécio Neves (MG). "O apressado come cru", lembrou.

Outro ritmo

A PEC Emergencial foi aprovada ontem no Senado e o presidente da Câmara, Arthur Lira, já avisou que tem os votos para aprovar a urgência da matéria no Plenário para que o benefício já seja pago neste mês.

 

TAGS
claudio humberto Coluna covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory