IMUNIZAÇÃO

Farmácias do Recife podem se tornar pontos públicos de vacinação contra a covid

O Sincofarma-PE enviou ofício à Prefeitura do Recife com propostas para colaborar na vacinação oferecendo insumos, capacitação e locais adequados para aplicação da vacina

Imagem do autor
Cadastrado por

Edlson Vieira

Publicado em 27/01/2021 às 15:16
Notícia
X

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE), enviou um ofício à Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife sugerindo a disponibilização dos estabelecimentos farmacêuticos filiados à entidade, e habilitados para tal, como postos de vacinação contra a covid-19. O Sincofarma-PE se prontificou a fornecer os insumos necessários para a aplicação, capacitações técnicas aos farmacêuticos e cabines de injeção.

AJUDA

Segundo o presidente do sindicato e vice-presidente da Fecomércio-PE, Ozeas Gomes, ao menos 100 farmácias podem ajudar a Secretaria de Saúde do Recife durante o período de vacinação mais abrangente. “Neste primeiro momento, poucas pessoas estão sendo imunizadas, mas, quando a vacinação alcançar uma parcela mais extensa da população, podemos atuar junto à prefeitura. Entendemos que podemos prestar esse serviço à sociedade”, afirma.

Para a ação, os estabelecimentos cumpririam, através de seus técnicos farmacêuticos, a ordem cronológica dos estágios planejados no Plano Recife Vacina, que, nesta quarta-feira (27), inicia sua segunda fase. O foco agora será a imunização de idosos acima de 85 anos. Nessa fase, estão disponíveis mais de 16 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao município pelo Governo de Pernambuco.

EXTERIOR

Segundo o Sincofarma-PE, em outros países, já é possível observar o uso das farmácias, junto às autoridades locais, como centros de vacinação para imunização contra o novo coronavírus. O Sincofarma cita como exemplo o Reino Unido, onde a vacinação nas drogarias começou no dia 14 de janeiro, após meta de imunização de 15 milhões de britânicos até meados de fevereiro próximo.

Tags

Autor