ENTRETENIMENTO

Em tempos de streaming, aumenta a procura por LPS, CDs e DVDs

As chamadas mídias físicas de áudio e vídeo que fizeram sucesso entre os anos 70 e 90 do século passado estão de volta atraindo o público jovem

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Edilson Vieira

Publicado em 04/05/2021 às 17:35
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Na era dos streamings, onde basta alguns cliques no mouse do computador ou toques na tela do celular para encontrar seu filme, música ou série preferida, as mídias antigas estão sendo cada vez mais procuradas. Segundo um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online, de janeiro a março deste ano, ganhou destaque uma certa tendência nostálgica por parte dos consumidores.

Os dados da plataforma mostram que a procura por itens relacionados a áudios e vídeos antigos cresceram significativamente. Na lista, fita cassete foi o produto mais procurado, com crescimento de 171% no período em relação ao primeiro trimestre de 2020. Aparelhos de som e vídeo ficaram em segundo lugar (117%) seguidos por CDs (68%). Os consumidores também mostraram interesse por DVDs (52%) e aparelhos toca-discos (40%).

JOVENS

Para o comerciante Fábio Cabral de Mello, dono da loja Passa Disco, que desde 2003 vende LPs, CDs e DVDs no Bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife o que está havendo é o interesse de um novo público por esse tipo de produto. Gente jovem, de 18 à 35 anos. “Desde o início da pandemia as vendas permaneceram estáveis, quando eu acreditava até que iriam cair, mas o que cresceu muito foi o público jovem, gente que nem tinha visto um LP antes na vida, vir até aloja e procurar por discos antigos”.

Fábio diz que é comum também pessoas procurando indicações de onde comprar, ou consertar, os aparelhos de tocadiscos, item que ele não vende. Fábio acredita que o acesso fácil e rápido às musicas disponibilizadas nas plataformas de streaming tira a graça do ritual que é curtir uma música em uma mídia física. “No LP você pode apreciar a capa, ler os detalhes da ficha técnica e até tirar foto com ele para postar nas redes sociais, tipo: ´olha o que eu estou ouvindo agora!”, argumentou Fábio Cabral.

TENDÊNCIA

Para o diretor presidente da OLX Brasil, Andries Oudshoorn, o interesse por itens que foram sucesso em décadas passadas não é de hoje. “Vemos isso na moda, na decoração e na tecnologia. Na pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa e com menos opções de lazer, esse comportamento tende a ficar mais evidente. Nesse sentido, os equipamentos vintage podem ser uma redescoberta para diversos consumidores, inclusive os mais jovens, que não viveram a experiência de utilizar determinado produto”, explica Andries Oudshoorn.

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