TENDÊNCIA

Venda de veículos eletrificados no Brasil bate recorde em maio. Saiba o motivo

Pela primeira vez o volume de venda mensal ultrapassou 3 mil unidades. Procura por este tipo de veículo vêm crescendo mês a mês

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 17/06/2021 às 19:14
Notícia
X

Depois de somar 19.745 unidades vendidas em 2020, a venda de veículos eletrificados, incluindo modelos híbridos e elétricos, continua firme em 2021. Desde janeiro deste ano, as vendas dos eletrificados vem crescendo mês a mês. Em janeiro deste ano foram emplacadas 1.321 unidades; 1.389 em fevereiro e 1.872 em março. No mês de abril houve um salto nas vendas para 2.708 unidades até chegar aos 3.102 em maio. O total deste ano já soma 10.392 unidades vendidas. Os números são da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Apesar do bom desempenho, a participação do segmento no mercado automotivo nacional é baixa. Os eletrificados representam 1,8%, do total de um frota de cerca de 47 milhões de veículos. muito pouco, ainda mais se comparada a outros países. No Reino Unido os eletrificados respondem por 10% da frota, e na China são 5,5%. Mas o crescimento contínuo das vendas deste segmento no Brasil é um caminho sem volta, diz o consultor automotivo Alexandre Costa, diretor da Alpha Consultoria. Ele chama a atenção para o fato que os veículos eletrificados estão no segmento de luxo. “Quem pode pagar acima de R$ 150 mil em um carro 0km passou a olhar para o eletrificado, até porque é uma maneira de agregar a economia de combustível a um tipo de veículo cujo os apelos mais fortes eram apenas o conforto e o status”, diz o consultor.

HÍBRIDOS

Dos 3.102 veículos eletrificados comercializados no mês passado, 3.016 eram híbridos. Diferente dos carros 100% elétricos, os híbridos trazem dois motores: um convencional, movido a gasolina ou flex, e outro elétrico. Este último pode ter as baterias carregadas pelo movimento do veículo, aproveitando a energia cinética gerada nas freadas, ou através de tomadas de energia caseiras, (são os chamados híbridos plug-in).

Uma característica dos carros híbridos é a grande economia de combustível no trânsito urbano. Como o motor elétrico atua em baixas velocidades, mantendo o motor convencional desligado, é normal um veículo híbrido fazer médias de até 20km/litro rodando na cidade, o que ajuda a explicar as boas vendas. Entre os híbridos que estão para chegar no País este ano estão os modelos da Jeep: Renegade 4xe e Compass 4xe, que combinam um motor turbo 1.3 a gasolina com um elétrico.

Tags

Autor