FUTURO

Projeto já está definindo como será o abastecimento dos carros elétricos

Instituições fazem parte de uma articulação que está definindo como será o posto que vai abastecer os carros elétricos

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 18/03/2021 às 18:56 | Atualizado em 18/03/2021 às 20:01
Notícia
X

A Prefeitura do Recife está se articulando com empresas e pesquisadores como será a rede de abastecimento para carros elétricos num projeto chamado E-lounge, desenvolvido dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da holding do setor elétrico EDP, que tem distribuidoras de energia em São Paulo e no Espírito Santo. "Estamos discutindo como será o posto de gasolina do futuro, como se vai fazer para que a carga ocorra num período menor de tempo e que serviços podem ser associados ao posto de gasolina do futuro, porque a expectativa é de que o usuário passe pelo menos 20 minutos no posto", resume o o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux.

>> O Brasil pode ficar pra trás se não se ligar nos carros elétricos

Estes postos do futuro serviriam para os motoristas abastecer durante uma emergência, já que a expectativa é de que esses veículos recarreguem as suas baterias nas garagens dos seus donos à noite. Pelo que se sabe hoje, o usuário vai passar pelo menos uns 20 minutos nestes postos de gasolina para reabastecer.

Além das insituições já citadas acima, estão participando dessa articulação o Grupo Moura (Baterias Moura) - um dos maiores fabricantes de bateria do País -, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a EDP Smart. A proposta foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da EDP.

Circulam pela cidade do Recife 350 veículos híbridos e 49 elétricos. “Recife tem o compromisso de tornar seu território carbono neutro até 2050. Por isso, iniciamos as conversas com esses importantes parceiros, visando desenvolver e difundir novas tecnologias e, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de gases de efeito estufa para atenuar as mudanças climáticas”, afirma Rafael.

Segundo ele, a prefeitura também analisa a possibilidade de começar a comprar carros elétricos para a sua frota. "Até hoje, o carro elétrico é mais caro, mas ja se sabe que o uso da energia elétrica deve sair mais barato do que a gasolina, além da manutenção que também é mais barata do que a do veículo a combustão", comenta Rafael. A prefeitura pode entrar com um terreno para instalar este posto do futuro, mas isso ainda não está definido.

Tags

Autor