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Saiba quais são os aeroportos brasileiros com mais voos atrasados e cancelados

Mais de 1 milhão e 200 mil passageiros foram afetados por cancelamento ou atraso de voos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre de 2021

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Edilson Vieira

Publicado em 29/07/2021 às 16:19
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Segundo estudo da AirHelp, startup especializada em direitos de passageiros de companhias aéreas, 1.235.900 consumidores foram afetados por atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre deste ano. O número indica que um em cada 13 passageiros sofreu com problemas de cumprimento de horário de voos nos aeroportos do país, segundo a AirHelp.

Ainda segundo o estudo, os cancelamentos e os atrasos superiores a quatro horas afetaram 206.900 passageiros. Os cancelamentos afetaram 191.900 passageiros. Os atrasos com mais de quatro horas impactaram 15 mil passageiros e os atrasos inferiores a quatro horas atingiram a maior parte dos consumidores: 1.167.373.

 

 

INDENIZAÇÃO

De acordo com o levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 170.300 teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos. Este estrato se concentra prioritariamente nos voos que tiveram atrasos superiores a quatro horas ou que sofreram cancelamentos não decorrentes de mau tempo e outras ocorrências justificáveis.

AEROPORTOS

Segundo dados da própria Air Help, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi o campeão de atrasos e cancelamentos no primeiro semestre deste ano. Dos 32.800 voos registrados no aeroporto neste período, 2.650 sofreram atrasos e cancelamentos, o que afetou um em cada 11 dos 3,3 milhões de passageiros que utilizaram os serviços do aeroporto. No total, 278.700 passageiros sofreram com atrasos e cancelamentos no maior aeroporto do país. 

O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, foi o segundo colocado em atrasos e cancelamentos. Um em cada nove dos 19.900 voos programados no aeroporto sofreram com atrasos e cancelamentos, o que afetou 110.900 passageiros, o que equivale a um em cada oito usuários no período analisado. 

O terceiro colocado foi o aeroporto internacional do Recife, que registrou um atraso ou cancelamento a cada nove partidas programadas no primeiro semestre, o que afetou um em cada nove de 1.000.700 passageiros atendidos no período. 

ROTAS

A rota com mais passageiros afetados foi a que liga o aeroporto Internacional do Recife e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Dos 207.200 passageiros que usaram esta rota no primeiro semestre, 21.300 foram afetados por atrasos e cancelamentos, ou seja, quase um em cada 10 passageiros.

A segunda rota mais atrasos foi a São Paulo-Recife, partindo do aeroporto Internacional de Guarulhos. 207.810 passageiros fizeram este trajeto e 16.281 foram afetados por atrasos e cancelamentos, o que representa um em cada 13 passageiros.

A terceira rota com mais passageiros afetados foi a que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto Internacional de Manaus. De um total de 54 mil passageiros que usaram este trecho, 14.700 enfrentaram atrasos e cancelamentos, quase um em cada 4 passageiros.

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