Saiba quais são os aeroportos brasileiros com mais voos atrasados e cancelados
Mais de 1 milhão e 200 mil passageiros foram afetados por cancelamento ou atraso de voos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre de 2021
Segundo estudo da AirHelp, startup especializada em direitos de passageiros de companhias aéreas, 1.235.900 consumidores foram afetados por atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre deste ano. O número indica que um em cada 13 passageiros sofreu com problemas de cumprimento de horário de voos nos aeroportos do país, segundo a AirHelp.
Ainda segundo o estudo, os cancelamentos e os atrasos superiores a quatro horas afetaram 206.900 passageiros. Os cancelamentos afetaram 191.900 passageiros. Os atrasos com mais de quatro horas impactaram 15 mil passageiros e os atrasos inferiores a quatro horas atingiram a maior parte dos consumidores: 1.167.373.
INDENIZAÇÃO
De acordo com o levantamento da AirHelp, do total de passageiros afetados, 170.300 teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos. Este estrato se concentra prioritariamente nos voos que tiveram atrasos superiores a quatro horas ou que sofreram cancelamentos não decorrentes de mau tempo e outras ocorrências justificáveis.
AEROPORTOS
Segundo dados da própria Air Help, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi o campeão de atrasos e cancelamentos no primeiro semestre deste ano. Dos 32.800 voos registrados no aeroporto neste período, 2.650 sofreram atrasos e cancelamentos, o que afetou um em cada 11 dos 3,3 milhões de passageiros que utilizaram os serviços do aeroporto. No total, 278.700 passageiros sofreram com atrasos e cancelamentos no maior aeroporto do país.
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, foi o segundo colocado em atrasos e cancelamentos. Um em cada nove dos 19.900 voos programados no aeroporto sofreram com atrasos e cancelamentos, o que afetou 110.900 passageiros, o que equivale a um em cada oito usuários no período analisado.
O terceiro colocado foi o aeroporto internacional do Recife, que registrou um atraso ou cancelamento a cada nove partidas programadas no primeiro semestre, o que afetou um em cada nove de 1.000.700 passageiros atendidos no período.
ROTAS
A rota com mais passageiros afetados foi a que liga o aeroporto Internacional do Recife e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Dos 207.200 passageiros que usaram esta rota no primeiro semestre, 21.300 foram afetados por atrasos e cancelamentos, ou seja, quase um em cada 10 passageiros.
A segunda rota mais atrasos foi a São Paulo-Recife, partindo do aeroporto Internacional de Guarulhos. 207.810 passageiros fizeram este trajeto e 16.281 foram afetados por atrasos e cancelamentos, o que representa um em cada 13 passageiros.
A terceira rota com mais passageiros afetados foi a que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto Internacional de Manaus. De um total de 54 mil passageiros que usaram este trecho, 14.700 enfrentaram atrasos e cancelamentos, quase um em cada 4 passageiros.