CONTA DE LUZ

Neoenergia Pernambuco está à procura de consumidores que podem ter direito a até 65% de desconto na conta de luz. Entenda

Distribuidora de energia acredita que muitas pessoas poderiam estar se beneficiando da tarifa social para consumidores de baixa renda

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 29/04/2022 às 19:07 | Atualizado em 29/04/2022 às 19:36
Notícia
X

No mesmo dia em que o aumento de 18,98% na conta de luz passa a valer para o consumidor pernambucano, a Neoenergia Pernambuco, distribuidora local que antes era conhecida por Celpe, lançou uma campanha para tentar aumentar o número de clientes que podem se beneficiar da tarifa social, programa que concede descontos de até 65% na conta de luz para consumidores de baixa renda.

A Neoenergia está convocando todos os pernambucanos que possuem Número de Inscrição Social (NIS) junto ao Cadastro Único do Governo Federal, assim como o Número do Benefício para os assistidos pelo BPC/LOAS, para se cadastrarem na tarifa social, que concede descontos na conta de energia elétrica.

Segundo a Neoenergia, Pernambuco tem atualmente cerca de 1,1 milhão de clientes já cadastrados na tarifa social. Mas a distribuidora acredita que este número pode ser ainda maior, pois muitos que possuem NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento de forma automática pela empresa ao cruzar informações com os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

INSCRIÇÃO

Aqueles que têm o NIS ou sejam beneficiários do BPC/LOAS e ainda não possuem o benefício da  tarifa social, podem se inscrever por meio do WhatsApp da Neoenergia: (81) 3217.6990, site oficial (www.neoenergiapernambuco.com.br) ou nos pontos de atendimento da empresa em todo o Estado.

As famílias de baixa renda que não possuem o Número de Inscrição Social (NIS) devem se dirigir a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade onde residem para solicitar o documento. Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da tarifa social à Neoenergia.

O QUE É TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA?

É um benefício criado pelo Governo Federal em 2002, e regulamentado em 2010, para beneficiar famílias de baixa renda com a concessão de descontos de até 65%, de acordo com o consumo da família. Para indígenas e quilombolas, o percentual pode chegar a 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA?

Toda família de baixa renda que atenda aos requisitos da renda média de até meio salário mínimo e esteja com o cadastro social no CadÚnico atualizado nos últimos dois anos. É necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS), independentemente de possuir ou não o benefício do Auxílio Brasil. As famílias que possuem algum membro como beneficiário do BPC/LOAS também têm direito à tarifa social, através do Número do Benefício (NB).

CADASTRO PELO WHATSAPP

Clientes da Neoenergia que não foram inscritos ainda na Tarifa Social têm a facilidade de solicitar a inscrição pelo WhatsApp: (81) 3217.6990. Para isso, basta informar o número da conta contrato com a Neoenergia e o NIS ou o número do benefício BPC/LOAS. Se o beneficiário não for o titular da conta de energia, deverão ser enviadas também, pelo aplicativo, fotos do CPF e do RG do portador do NIS. Os dados serão confirmados através dos bancos de dados do Governo Federal no prazo de cinco dias úteis para a inscrição no programa social. Caso os requisitos sejam atendidos, os descontos são validados a partir da fatura seguinte.

Tags

Autor