Nosso Brasil, País tão evoluído para algumas coisas e tão atrasado em outras, modelo no formato da tecnologia das eleições na concepção de votação e apuração, estando anos luz á frente de países de 1º mundo, mas se falarmos em telefonia móvel e as formas de cobrança, serviço e tudo o que pagamos por isso, penamos um pouco.
Num passado não tão distante, a maioria de nós já se deparou com alguma dessas situações: ouvir o celular tocar e, antes de atender, desligarem, receber uma chamada a cobrar, uma mensagem pedindo que retorne ou que o crédito acabou e pedindo pra ligar de volta. Sim, são meios de quem está do outro lado pode ter encontrado para poupar, mas não são nada amigáveis. De modo geral, isso é coisa do passado, pois ligação já não tem um custo alto no plano da maioria das pessoas, o que tem peso de ouro hoje é o acesso ao pacote de dados, internet.
Em nosso País, é recente o perfil, consumo e experiência em que os usuários de muitos países já vivem há mais de uma década, sem ter restrições em relação a ligar para uma operadora ou estado diferente, roaming e mais pontos que por muito tempo custavam bem caro por aqui.
Alguns pontos são essenciais para que você tenha uma conta mais enxuta, adequada, e que caiba no seu bolso sem maiores problemas e privações de uso, e trago isso porque frequentemente ainda vejo pessoas com uma conta mais cara, sendo que a maioria delas não precisaria pagar mais caro, por isso vale observar ponto a ponto:
1 - Reflita bem sobre o seu perfil de consumo: Isso deve ser feito analisando, por exemplo, as últimas três contas e se certificando da média de consumo do pacote de dados que você tem, observando esse consumo em gigas utilizados por mês (faça uma média), pois vi muitos casos de pessoas que têm mais gigas contratados do que a média de consumo. Fique de olho nisso, pois é como se você pedisse uma pizza de 10 fatias e comesse apenas 5 ou 6. Faz sentido? E claro, observe também se você tem um plano contratado com uma quantidade abaixo da sua média de consumo, o que pode te trazer um custo adicional alto frequente por estourar o pacote de dados. Por fim, se você viaja com frequência, observe como isso pode impactar a sua despesa e adeque o serviço à sua necessidade.
2 - Escolha do pacote mais adequado: Com base no seu perfil, você saberá a sua demanda por dados, isto é, a média de gigas de internet que você consome por mês. Hoje em dia, minutos é dor de cabeça para poucos, pois os planos de um bom tempo pra cá têm minutagem livre, se você tem um plano antigo observe isso, pois você pode não ter essa liberdade e isso pode estar te custando mais. De acordo com isso, você tem uma base para identificar o pacote médio ideal para você, fale com a pessoa de sua operadora, apresentando o seu perfil de consumo e questionando sobre a oferta deles que melhor se encaixa com isso.
3 - Operadoras e Promoções: Com base no seu perfil e no pacote que te atende, levante informações, vá a duas ou três operadoras e veja o pacote mais perto das suas necessidades, do que se viu no item 2 acima, em relação ao que é mais adequado para o seu perfil em termos de consumo, e você pode comparar com o plano de outras operadoras, claro. Analise a qualidade do serviço dela na sua região e avance. Não se apegue a uma determinada operadora, seja coerente com sua necessidade e o melhor custo-benefício encontrado. De tempos em tempos, veja se vale mudar ou não de operadora, sempre de olho nas promoções que são constantes.
4 - Plano Controle: É uma boa opção para quem costuma receber contas sempre acima do valor médio do pacote contratado e que por outro lado não quer utilizar o pré-pago. Neste tipo de plano, você tem um pacote pré-contratado que, quando consumido em sua totalidade (mensal), para seguir usando é necessário adicionar um valor extra de crédito. A vantagem é que você não tem surpresas na conta.
5 - Pré pago: É uma boa opção para quem não faz muitas ligações, para quem recebe mais e usa a internet através do Wi-Fi, e também de forma mais básica sem baixar vídeos ou músicas com frequência. Se uma ou duas recargas de baixo valor no mês te atendem, e tens o perfil de usuário deste item, vale analisar e considerar esta opção. Mas se você, hoje, tem o pré-pago e faz várias recargas por mês, perde tempo com isso, provavelmente seria beneficiado com o Plano Controle.
6 - Plano família ou empresarial: De acordo com o seu perfil, família, empresa e de usuário conforme explorado acima, um desses planos pode se encaixar muito bem, sendo bem vantajoso, vale considerar. Pesquise, veja as opções oferecidas pelas operadoras.
7 - Ter chip de várias operadoras não te ajuda a economizar: Isso é coisa do passado, em termos de consumo e economia. Algumas pessoas ainda têm isso devido à qualidade do serviço oferecida em diferentes lugares.
8 - Se conecte às redes wi-fi: Tenha o acesso à rede wi-fi dos lugares que você vai com frequência, pois estando neles, você consegue uma boa economia no seu pacote de dados. Se quiser ter certeza que mesmo estando no ambiente wi-fi seus dados não estão sendo consumidos, desligue o uso de dados.
9- Ao viajar pra fora do País, atenção: Ao realizar viagens internacionais, ligue antes para sua operadora e verifique quais serviços ela oferece para você durante este período. Muitas operadoras, já têm pacotes ou serviços muito atrativos, que te permitem usar o celular de forma prática, similar ao dia a dia aqui e sem pesar muito no bolso.
Por fim, se você recebe a conta mensal, não esqueça de verificar sempre o que está sendo cobrado, além de poder observar se o seu perfil de consumo mudou, não é difícil encontrar cobranças indevidas, lançadas de forma equivocada ou misteriosa. No meu caso, já cobraram até ligação pra Suíça que eu realmente não tinha feito.
Abraço e até a próxima!
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