INFLAÇÃO: Com inflação alta e preço nas alturas, ida ao supermercado precisa ser com os pés firmes no chão

Feira costuma representar um percentual importante do orçamento familiar, por isso uma economia é sempre bem-vinda
Leandro Trajano
Publicado em 12/03/2023 às 0:00
INFLAÇÃO Ano de 2022 ainda foi marcado pela alta dos alimentos Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Os meses vão avançando e as contas seguem acirradas, independente da situação financeira que você se encontra, seja endividado, equilibrado, poupador, é bem possível que continue sentindo o impacto de uma coisa que é comum no orçamento das famílias: o desejo de gastar menos com supermercado.

Essa categoria de despesa costuma representar um percentual importante do orçamento familiar, por isso uma economia é sempre bem-vinda, e nessa fase ainda mais, pois temos acompanhado que a escalada dos preços nas prateleiras não estancou.

É verdade também que o marketing trabalha de forma agressiva para nos induzir ao consumo, de forma que algumas estratégias na hora de ir ao supermercado ajudam a manter o nosso foco e, consequentemente, a compra consciente.

Desde a entrada, o fluxo induzido para os clientes no supermercado, até a disposição dos produtos, tudo é pensado para que o cliente coloque mais produtos dentro do carrinho. E por isso já lanço aqui uma pergunta: será que é mesmo necessário usar o carrinho?

Afinal, se você está indo para comprar poucos itens, a cestinha já deve atender bem a sua real necessidade e, com isso, evita o espaço maior e a possibilidade de pegar mais itens. Geralmente, ao ir para o supermercado, buscamos itens de mercearia, frios, laticínios, etc.

Porém, os primeiros corredores costumam ser dos vinhos em "promoção", eletrodomésticos, roupas, eletrônicos e vários outros itens que não é a prioridade ou que não costumamos procurar naquele local. Esse já é o primeiro teste de foco que passamos ao entrar no supermercado.

É importante, então, ter uma orientação mais clara, seguir algumas dicas para que você não extrapole em relação ao que pretende gastar em cada ida ao supermercado. Com isso, a primeira delas é você fazer feira mensal ou quinzenal. Pense bem, quanto menos vezes você for ao supermercado, menos você vai gastar, são menos possibilidades com o carrinho nas mãos e de tentações também, reflita bem.

E se for um casal, e um dos dois tiver aquele perfil mais objetivo e seletivo na feira, esse pode "assumir a pasta da alimentação" e ficar responsável por fazer as compras na prática. Para frutas, verduras e alimentos que você precisa comprar com maior frequência, priorize os mercadinhos e hortifrútis próximos a sua casa ou no seu caminho do trabalho, evitando entrar em grandes supermercados com mais opções.

Sim, alguns podem até ser mais caros, mas você não precisa escolher esses, e ainda assim, indo a um local menor e direto ao ponto, a chance de você levar itens extras e perder o foco diminui bem.

Outra dica que parece algo básico, mas acredite, se trata de um ponto de extrema importância, é você preparar uma lista, pode até ser o bloco de notas do seu celular, com os itens que você vai comprar e ser fiel a essa lista.

Assim, evita comprar produtos que chamem atenção na prateleira. Não se iluda: até isso é pensado de forma estratégica, os produtos são organizados nas gôndolas para incentivar um maior consumo.

Não deixe de fazer uma pesquisa dos itens que você vai comprar, avalie se as promoções do tipo "pague dois, leve três" realmente valem a pena, assim como se as embalagens econômicas são, de fato, mais baratas, proporcionalmente.

Pelo o que costumo ver, as embalagens desse tipo de água sanitária, sabão em barra e leite em pó não compensam. Em muitas situações, é bastante válido aproveitar as seções de produtos próximo ao vencimento, com preço melhor e que podem trazer uma boa economia.

Importante considerar também aqueles mercados e supermercados que em determinado período do mês ou dia da semana oferecem preços melhores em determinados produtos, quem sabe não tem aí uma referência dos dias bons de tentar fazer as compras, não que você passe a ir um dia em cada supermercado, mas pode otimizar indo no dia que mais vale para você. E claro, reforço, dependendo da situação, foque essencialmente naquilo que está faltando, evitando supérfluos.

A prova final do seu foco é quando você se encaminha para o pagamento. Aquelas prateleiras que ficam próximas ao caixa são chamadas de impulso. Justamente, por ter itens supérfluos e que as pessoas costumam colocar no momento final por um impulso, sendo eles de valor baixo, que a maioria das pessoas não reflete e, com isso, aumenta o ticket médio do que compram, ampliando assim a receita do estabelecimento.

Se a sua situação é realmente mais crítica, vale a pena separar o valor mensal para o supermercado e ir às compras somente com aquele dinheiro. Dessa forma, não tem como fugir do planejado. Parece um modo mais analógico, porém funciona, trava literalmente você, deixando o limite de gastos ao valor que tem nas mãos.

Corra atrás, faça acontecer, no final do dia, uma parte de impacto do que acontece na sua rotina é baseada nas suas escolhas.

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