'tuitaço'

Com manifestação nas redes sociais, estudantes pedem novo adiamento do Enem 2020

Provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 04/01/2021 às 18:11 | Atualizado em 04/01/2021 às 18:51
Notícia
X

Estudantes de todo o Brasil se organizaram para realizar um 'tuitaço', às 18h desta segunda-feira (4), solicitando um novo adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. Eles alegam que a nova alta de casos da covid-19 coloca em risco a vida de milhares de vestibulandos e a desigualdade no acesso à tecnologia prejudica a preparação para o processo.

>> Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado pelo Inep no dia 5 de janeiro

>> Inep publica nova cartilha de redação do Enem 2020

A hashtag "#AdiaEnem" está entre os assuntos mais comentados do Twitter. 

 

No Twitter, a estudante Nataly Silva desabafou. "Meu sonho de entrar em uma universidade está sendo roubado. Adiar o Enem é pensar nas minorias, além de não colocar a nossa saúde e segurança e a dos nossos familiares em risco. A nossa voz precisa ser ouvida. Eu quero entrar na universidade!", escreveu.

Victor Miranda, na mesma rede social, lembrou que um alto percentual das instituições educacionais públicas ficaram sem aula durante a pandemia. "Estamos sem a vacina da covid-19 e estamos com alta no número de casos da doença [...] Apesar de muitos jovens estarem nem aí para a pandemia, ainda existem pessoas que estão tomando as medidas de prevenção", destacou.

O que é o Enem?

O Exame Nacional é uma prova de admissão que pode levar os participantes para o ensino superior com bolsa em universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), ou com vaga em faculdades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

 


Tags

Autor