nomeação

Novo reitor da UFRPE é nomeado

Marcelo Carneio Leão é o novo reitor da universidade e assume a partir do dia 11 de maio

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 04/05/2020 às 8:47 | Atualizado em 04/05/2020 às 15:32
Divulgação / UFRPE
Marcelo Carneiro Leão - FOTO: Divulgação / UFRPE

(Atualizada às 12h30)

A partir da próxima segunda-feira (dia 11), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) passa a ter novos dirigentes. O atual vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, assume o cargo de reitor. Com ele ingressa, como vice-reitor, o professor Gabriel Rivas. Eles foram eleitos pela comunidade universitária em novembro do ano passado. A nomeação de Marcelo foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (04).

A comunidade acadêmica da UFRPE é formada por 1.200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 17 mil alunos (graduação, pós e EAD). São cinco câmpus: Recife, Cabo de Santo Agostinho (Grande Recife), Garanhuns (Agreste) e Serra Talhada (Sertão). Há também o Colégio Agrícola Dom Agostinho Agostinho Ikas (Codai), que oferece ensino médio e formação técnica concomitantes.

Ao receber a notícia da nomeação, Marcelo, que está no comando da Rural há duas gestões, como vice, comparou a alegria de quando ingressou na UFRPE como estudante, em 1985, e como docente, em 1994. Para o novo gestor, o sentimento é de gratidão a todos e todas que contribuíram para esse resultado e ao trabalho exitoso de oito anos, capitaneado pela professora Maria José de Sena.

 


Currículo

“Ver a nomeação nesta segunda-feira, para além da alegria pessoal, é ver a comunidade sendo representada pela sua escolha. Neste primeiro momento, a gente comemora e festeja, mas já volta a conduzir a comunidade nestes tempos difíceis de pandemia. Quando tudo isso acabar, vamos nos abraçar, vamos nos confraternizar e trabalhar muito, porque a educação é o único caminho para a transformação de um país”, ressaltou Marcelo.

A consulta acadêmica realizada em novembro contou com 7.854 participantes. A chapa de Marcelo e Gabriel, chamada De mãos dadas pela UFRPE, teve 6.575 votos, sendo 814 de docentes, 591 de técnicos administrativos e 5.170 dos alunos.

Marcelo Carneiro Leão é docente do Departamento de Química e foi vice-reitor nas duas últimas gestões. É graduado em licenciatura em química (UFRPE), mestre e doutor em Química Computacional (UFPE), pós-doutorado em uso das tecnologias de informação e comunicação do ensino de ciência, pela Universitat de Barcelona.

Gabriel Rivas é graduado em estatística pela Universidade Católica de Pernambuco e em engenharia agronômica pela UFRPE. Tem especialização em Gestão da Informação pela UFPE, mestrado em matemática também pela UFPE e doutorado em biometria e estatística aplicada. Atualmente é professor lotado no Departamento de Estatística e Informática da Rural. (Com informações da Ascom da UFRPE)

Comentários

Últimas notícias