COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

UFRPE aprova semestre extra para graduação. Previsão é começar em agosto

Proposta foi aprovada na manhã desta sexta-feira, por unanimidade, pelos três conselhos que compõem a universidade.

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 17/07/2020 às 12:33 | Atualizado em 17/07/2020 às 15:18
Foto: Divulgação/UFRPE
Na Rural, pelo menos 60% das aulas das graduações serão ofertadas presencialmente a partir de fevereiro - FOTO: Foto: Divulgação/UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai implementar um semestre extra com duração de 10 semanas e previsto para começar em agosto. Chamado de Período Letivo Extraordinário (PLE), o semestre terá aulas exclusivamente remotas para os cursos de graduação. A proposta foi aprovada por unanimidade, nesta sexta-feira (17), pelos membros dos três conselhos da instituição (Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores).

O calendário com a data exata para início das atividades será definido pela Câmara de Ensino, mas a proposta é que comece em 17 de agosto, mesmo dia que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciará também seu semestre extra. A matrícula dos alunos será facultativa.

A Rural está sem aulas desde 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. O primeiro semestre letivo (2020.1) continua suspenso. Ao todo, a comunidade acadêmica é formada por cerca de 20 mil pessoas. No Estado, decreto estadual proíbe aulas presenciais, em escolas, faculdades, universidades e cursos livres, até 31 de julho

Para os alunos que não têm equipamentos para acompanhar as aulas, a universidade vai oferecer um auxílio para que comprem um computador (quatro parcelas de R$ 345). Os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão devidamente aferidos pelo serviço social. Depois da primeira parcela, eles terão que comprovar a compra do micro para receber os valores subsequentes.

A internet será fornecida por meio de um convênio com o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Comentários

Últimas notícias