COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Veja as datas das provas do SSA, o vestibular seriado da UPE

Cronograma foi apresentado nesta quarta-feira (29). Testes serão em janeiro e fevereiro de 2021

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 29/07/2020 às 10:53 | Atualizado em 29/07/2020 às 18:39
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
Prova será realizada em 31 de outubro - FOTO: EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

(Atualizada às 12h30 para correção de informação sobre o Enem digital

As datas das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (29), durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). As provas do SSA 1 e 2, voltadas para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio serão dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Para o SSA 3 serão dias 4 e 5 de fevereiro.

As inscrições para o SSA serão de 17 de agosto a 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$ 100. Para quem vai pedir isenção, o prazo é de 17 a 23 de agosto. No SSA, o estudante realiza provas ao final de cada série do ensino médio. Mas só concorre às vagas (são 1.740 para o vestibular seriado) quando conclui a terceira etapa de provas, ou seja, no 3º ano.

O SSA normalmente ocorria em novembro e dezembro, mas foi adiado para o início de 2021 por causa da pandemia de covid-19, já que as redes de ensino estão sem aulas presenciais. Também por causa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro no modelo tradicional e 31 de janeiro e 1º de fevereiro no formato digital.

Diferentemente de  outros anos, os alunos do 3º ano terão as provas do SSA 3 aplicadas numa quinta (4 de fevereiro) e sexta-feira (5 de fevereiro). Já os testes do SSA 1 e SSA 2 continuarão num domingo (31 de janeiro) e segunda-feira (1º de fevereiro). Mas vão coincidir com o Enem digital, que em Pernambuco teve 3 mil inscritos (2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina).

Não haverá prejuízo com a coincidência de datas com o SSA 1 e SSA 2 porque no Enem digital os candidatos treineiros (aqueles que fazem apenas por experiência) não podem participar. As provas online serão realizadas, segundo o Inep, apenas pelos concluintes do ensino médio em 2020 ou aqueles que já concluíram esta etapa de ensino em anos anteriores.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

SSA: 17 de agosto a 20 de setembro 

Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 17 a 23 de agosto

Taxa: R$ 100

CALENDÁRIO DE PROVAS:

SSA 3: 4 e 5 de fevereiro (manhã)

SSA 1: 31 de janeiro e 01 de fevereiro (manhã)

SSA 2: 31 de janeiro e 01 de fevereiro (tarde)

Veja mais detalhes do SSA clicando aqui

VANTAGENS DO SSA

1. Só caem assuntos que o estudante viu naquele ano

2. O candidato concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele (já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano)

3. Na maioria das vezes a concorrência é apenas com candidatos de Pernambuco pois como é preciso fazer as provas três vezes, durante três anos, dificilmente se inscrevem estudantes de outros Estados

4. A cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá, portanto, para ele investir numa matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar seu desempenho

5. Não há disciplina específica no seriado. O candidato tem que se sair bem em todas as matérias pois não existe aplicação de pesos

Comentários

Últimas notícias