Divulgado nesta terça-feira (15), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 chegou como boa notícia para os municípios de Panelas e Bonito, ambos no Agreste de Pernambuco. A rede municipal do primeiro teve o melhor índice dos Anos Iniciais, com 7,6 e a do segundo o melhor índice dos Anos Finais, com nota 6,8. Bonito emplacou ainda o segundo melhor desempenho dos Anos Iniciais, com 7,1. Já em relação aos Anos Finais, Panelas não apareceu no ranking do Inep/MEC. Na contramão desses resultados, o município de Bodocó teve o pior índice dos Anos Iniciais, com 3,8 e Pombos o pior dos Anos Finais, com 3,2.
- Brasil avança no Ideb, mas apenas ensino fundamental cumpre meta. Veja Ideb de Pernambuco
- Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005, segundo o Ideb. Veja notas de Pernambuco
- Pernambuco tem o 3º melhor Ideb 2019 do País, no ensino médio, na rede estadual
- Confira os dez municípios de Pernambuco com melhores notas no Ideb 2019 no ensino fundamental
- Rede municipal de ensino do Recife tem o maior crescimento do Ideb entre as capitais brasileiras
Para a secretária municipal de Educação de Bonito, Maria Elza Silva, a sensação é de “dever cumprido”. “Nós recebemos essa notícia com muita alegria, com muita empolgação e com sentimento de dever cumprido”, disse. A rede municipal da cidade tem 32 escolas e cerca de 6.800 alunos. “É um trabalho de várias mãos, é coletivo. Envolve professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, formados da secretaria de Educação responsáveis pelas formações continuadas, os estudantes e as famílias”, detalhou.
Com um trabalho focado no estudante e na aprendizagem, a meta de Bonito é proporcionar aos estudantes educação com qualidade e equidade social, segundo a secretária. “Trabalhamos com uma proposta pedagógica de formação para professores que busca identificar quais as dificuldades que estão encontrando para se ter um trabalho eficaz”, acrescentou.
Pensando no futuro, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, Maria Elza reconhece que haverá prejuízo no rendimento dos alunos, mas afirma que mesmo assim há em foco em permanecer avançando. “Sabemos que estamos vivendo um momento de excepcionalidade com a pandemia e que esse momento vai repercutir na vida dos estudantes nos próximos dois ou três anos. Nossa expectativa é que que, mesmo nesse contexto, possamos ir avançando e oferecendo uma educação com qualidade e equidade a todos”, pontuou.
A prefeita de Panelas, Joelma Duarte, fez questão de frisar que recebeu a notícia com muita, muita alegria. A rede municipal de ensino do município tem cerca de 50 escolas e mais de 7 mil alunos. "Recebemos essa notícia com sentimento de gratidão. Fico feliz, muito, muito feliz. Temos trabalho no desenvolvimento das nossas crianças que são o amanhã e é gratificante demais ser o primeiro lugar. Enche nossos olhos e coração cheios de alegria e felicidade saber que estamos contribuindo", disse.
O "segredo" para o resultado, de acordo com Joelma, é participar da vida dos alunos. "Educação de qualidade, no dia a dia, na casa do alunos, participação educacional e afetiva. Tanto na vida do aluno quanto dos pais. É valorizar cada aluno, escutar cada um. Fazemos uma administração escutando e estando próximos das pessoas. Então esse contato de professores, supervisores, diretores, com os pais dos alunos, essa interação da escola com a família e vice-versa é o que nos leva a ter esse compromisso ainda mais afinado e esse resultado que, sinceramente, estou muito feliz", contou.
Comentários