COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação anuncia novas datas de volta às aulas presenciais para alunos do 1º e 2º ano da rede estadual

Cronograma foi informado na tarde desta quinta-feira (15) e refere-se ao ensino médio. Alunos do 3º ano voltarão na próxima quarta-feira (21)

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 15/10/2020 às 18:14 | Atualizado em 16/10/2020 às 9:05
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Professores aprovados no concurso para professor de Pernambuco vão lecionar nas escolas da rede estadual - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de Pernambuco terão que esperar mais tempo para voltar às aulas presenciais. Na tarde desta quinta-feira (15), a Secretaria Estadual de Educação informou um novo cronograma para retorno das atividades para estudantes dessas duas séries.

Para os concluintes, ou seja, os que estão no 3º ano, a retomada está prevista para a próxima quarta-feira, dia 21, conforme acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Os adolescentes do 2º ano poderão voltar a ter aulas presenciais em 27 de outubro. Na semana seguinte, na terça-feira 3 de novembro, logo após o feriadão de Finados, estarão autorizadas as aulas presenciais para alunos do 1º ano, do ensino técnico concomitante e subsequente e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"A rede estadual possui um grande volume de estudantes. Então, o governo do Estado entendeu que seria melhor manter a estratégia inicial de realizar uma retomada gradual, dividindo as três séries do ensino médio em etapas", justifica o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio.

A prioridade para os alunos dos 3º anos é porque eles estão em seu último ano na educação básica e se preparando para as provas do Enem, Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE e outros vestibulares.

Por meio de nota, a secretaria destaca que o retorno dos estudantes é opcional e no caso dos menores de idade, a decisão de voltar à escola caberá aos pais ou responsáveis. "Não irão retornar os alunos, professores e demais profissionais da educação com fatores de risco, como por exemplo maiores de 60 anos", enfatiza o órgão.

A rede estadual tem cerca de 290 mil alunos no ensino médio. Desse total, 111 mil estão no 1º ano, 85 mil no 2º ano e 79 mil no 3º ano.  Há 758 escolas de ensino médio, onde lecionam 16.762 professores. Os dados são da Secretaria de Educação e do Censo da Educação Básica 2019, do Ministério da Educação.

LIMINARES

Na semana passada estava prevista a volta de todos os alunos do 3º ano. Mas uma liminar favorável ao Sintepe determinou que as aulas presenciais fossem suspensas no mesmo dia em que as escolas reabriram, 6 de outubro.

Três dias depois, na sexta-feira (09), o desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do TJPE, cassou a liminar e determinou que as aulas voltassem até esta sexta-feira (16) ou numa data acordada entre Sintepe e governo estadual. Essa data é 21 de outubro.

Na próxima segunda-feira, dia 19, haverá uma assembleia de professores, prevista para 14h30. Mais cedo, às 8h, tem reunião entre representantes do Sintepe e do governo. Durante essa semana foram formadas comissões para visitar as escolas estaduais e conferir as condições de retorno da comunidade escolar. 

Nesta nova assembleia há o risco de os docentes não concordarem em voltar no dia 21. Se a decisão final for essa, os professores estarão descumprindo a determinação da Justiça, sendo passível, portanto, de serem responsabilizados por isso, por meio do Sintepe.

DECRETO

O decreto que mantem a suspensão das aulas presenciais para a educação infantil e o ensino fundamental nas escolas e demais instituições de educação básica, públicas ou privadas, em Pernambuco, vigora até segunda-feira (19). Não há previsão ainda de anúncio de cronograma para retorno das crianças e adolescentes dessas séries.

Na rede particular, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio já estão liberados para aulas presenciais. Os do 1º ano voltarão a partir de terça-feira, dia 20.

Comentários

Últimas notícias