COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Mais um aluno de escola privada de Recife com covid-19

Escola comunicou às famílias nesta sexta-feira. Aulas não foram suspensas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 23/10/2020 às 12:32 | Atualizado em 23/10/2020 às 19:12
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Ambientes da escola já foram desinfectados - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Atualizada às 19h para correção de informações

Registrado mais um caso de covid-19 entre alunos de ensino médio em escola particular de Pernambuco. Desta vez foi uma aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Boa Viagem (CBV), unidade Jaqueira, Zona Norte do Recife. A adolescente está afastada das aulas presenciais, acompanhando as atividades online. O comunicado foi repassado para as famílias nesta sexta-feira (23). A Secretaria de Saúde do Recife também já foi informada.

A adolescente, diz a escola, está assintomática e fez o teste rápido de farmácia porque iria para uma festa que solicitava o resultado negativo. "Nesta sexta-feira (23), ela fará o exame laboratorial para comprovar o diagnóstico", informa o CBV.

Ao contrário dos Colégios Damas e Grande Passo, que também tiveram casos recentes de alunos com o novo coronavírus, o CBV optou por não suspender as aulas presenciais para a turma toda. "O Colégio CBV decidiu manter as aulas presenciais porque está seguindo um protocolo rígido de segurança elaborado cuidadosamente por especialistas experientes no campo da prevenção e controle de infecções, da nossa parceira D'Or Soluções", informa a escola, por meio de nota.

"O documento foi elaborado a partir de diretrizes fornecidas por órgãos federais e internacionais competentes, como o Ministério da Saúde, Anvisa e CDC (Centers for Disease Control and Prevention), e através de informações trocadas com escolas em outros países", justifica a direção do CBV.

PROTOCOLO

A reabertura das escolas, públicas e privadas, deve seguir um protocolo específico elaborado pelo governo estadual, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação de Pernambuco. Está dividido em quatro eixos: distanciamento social; proteção e prevenção; comunicação e monitoramento; e vigilância epidemiológica em âmbito escolar. Esse último capítulo é o que dá as orientações específicas para os procedimentos caso haja algum doente na escola.

Na parte que aborda a detecção de casos, o protocolo manda que estudantes, trabalhadores e colaboradores sintomáticos permaneçam em isolamento domiciliar até sair o resultado do teste. "Se positivo, permanecer em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, pelo menos 3 dias sem sintomas. Se negativo, voltar às aulas presenciais", explica um trecho do documento.

Em outro tópico, que trata do acompanhamento dos casos, a informação é a seguinte: "Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até que saiam os resultados dos contatos. Os contatos que positivarem continuarão em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, 3 dias sem apresentar sintomas, e as aulas presenciais serão retomadas com os estudantes que tiveram resultado negativo".

 

 

"Prezando pelo bem-estar, a transparência e sabendo que estamos juntos nessa travessia, comunicamos que temos uma aluna do 3º ano do ensino médio, da unidade Jaqueira, que testou positivo para a covid– 19, ontem, 22/10. Informamos que a referida estudante já não está frequentando as dependências da escola. O ambiente já foi, também, devidamente desinfetado", explica a escola no comunicado enviado aos pais.

"Registramos, ainda, que ela está bem, assistindo às aulas on-line, sente-se disposta e só retornará às aulas presenciais quando tiver liberação médica. Além disso, nenhum outro aluno da turma presencial ou colaboradores da escola apresentou qualquer sintoma de gripe ou foi diagnosticado com resultado positivo", complementa a direção do CBV. Por fim, o colégio diz que está monitorando o assunto.

REDE PÚBLICA

Na rede estadual, um funcionário terceirizado que estava com sintomas de gripe foi afastado antes mesmo de retorno das aulas nesta semana. Ele atua no Ginásio Pernambucano da Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife. Outros dois funcionários que tiveram contato com ele também estão sem trabalhar, mesmo sem sintomas, mas como medida de precaução. O trabalhador fará teste para covid-19 na próxima segunda-feira.

Comentários

Últimas notícias