COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Diante de surto de covid-19 em escola estadual de Pernambuco, Sintepe defende testagem em massa e aulas suspensas por mais tempo no colégio

Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, tem 10 casos de covid-19 entre profissionais. Governo suspendeu aulas apenas nesta terça-feira. Sindicato defende mais tempo de fechamento

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 24/11/2020 às 17:10 | Atualizado em 24/11/2020 às 17:27
divulgação
Haverá vagas para professores atuarem nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco, na educação especial e no Conservatório Pernambucano de Música - FOTO: divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) defende que as aulas presenciais na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, permaneçam suspensas e não apenas nesta terça-feira (24), como anunciou a Secretaria Estadual de Educação. Há um surto de covid-19 na unidade de ensino, com 10 casos confirmados da doença entre profissionais (dois professores, dois vigilantes, uma merendeira, três auxiliares de serviços gerais e duas pessoas da gestão). O Sintepe defende também testagem em massa no colégio, incluindo os alunos.

Segundo nota do Sintepe, além da ETE Arlindo Ferreira dos Santos, pelo menos outras 13 escolas estaduais já registraram pessoas da comunidade escolar infectadas com covid-19, desde que as aulas presenciais voltaram, pouco mais de um mês atrás, em 21 de outubro. As aulas na rede estadual estão liberadas apenas para o ensino médio. Com turmas do ensino médio existem 750 escolas estaduais em Pernambuco.

"Na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos foram comprovados 15 casos positivos de covid-19, sendo 62,5% dos trabalhadores/as. Esse número é considerado alarmante, levando em consideração que os estudantes não foram testados", afirma o sindicato, por meio de nota.

"A Vigilância Sanitária foi acionada e hoje inicia um processo de sanitização, no entanto, não resolve o problema, visto que este é, apenas, o primeiro passo do processo de cuidados necessários ao combate do contágio do covid-19 na escola", diz o Sintepe, na mesma nota.

"Diante dos riscos inerentes à comunidade, exigimos o fechamento imediato da escola citada e que todos/as sejam testados/as, com a garantia de que as pessoas com confirmação de covid-19 e os contatos sejam colocadas em quarentena, como forma de preservar a segurança e a vida", complementa a entidade. A Secretaria de Educação confirma 10 casos e não 15 na ETE de Sertânia.

OUTRAS ESCOLAS

O Sintepe listou mais 13 escolas com casos de covid-19. O JC enviou a lista para a Secretaria de Educação confirmar ou não as informações e aguarda retorno.

De acordo com o sindicato, há relatos de doentes nas seguintes unidades de ensino:

EREM Fernando Mota, Boa Viagem;
Escola Pedro Barros Filho, Piedade;
Ginásio Pernambucano, Rua da Aurora;
Escola Nestor Gomes de Moura, Jaboatão dos Guararapes;
Escola Amor Divino, bairro do Jordão, Jaboatão dos Guararapes;
Escola Manoel Borba, Boa Viagem, Recife;
Ginásio Pernambucano, Avenida Cruz Cabugá, Recife;
EREM Antônio Dias Cardoso, Vitória de Santo Antão;
Escola Padre Dehon, Caxangá, Recife;
EREM Doutor Francisco Siqueira, Lagoa do Carro;
Escola José Glicério, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes;
Escola Manoel Messias Barbosa, Petrolina;
Escola Jornalista João Ferreira, Petrolina

O Sintepe defende que nessas escolas haja "o rigoroso cumprimento dos protocolos sanitários devidos e a suspensão das atividades como medida de prevenção e controle". E complementa: "O Sintepe entende que manter as atividades presenciais em meio a uma pandemia, e com casos confirmados, põe em risco a vida de professores/as, dos demais trabalhadores/as em educação, de estudantes e de seus familiares, ampliando os riscos de mortes na população", diz a entidade.

"O governo precisa tomar medidas urgentes, como a realização de testes em massa, para impedir o avanço do contágio por covid-19 na rede pública estadual de ensino e a suspensão das atividades nas escolas com casos confirmados", recomenda a direção do sindicato.

Comentários

Últimas notícias