COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A 43 dias para o Enem, professores e feras dão dicas para as provas

Por causa da pandemia de covid-19, provas foram adiadas para janeiro e fevereiro. São 5,6 milhões de inscritos, que podem usar a nota do Enem para concorrer a vagas em mais de cem universidades públicas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 06/12/2020 às 8:30 | Atualizado em 06/12/2020 às 8:43
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Pedro Maranhão, do Colégio Fazer Crescer e candidato de administração, sugere ter fé quando aparecer o desânimo. Ele leu muitos livros durante a quarentena e recomenda para os outros concorrentes do Enem - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Para boa parte dos 5,6 milhões de vestibulandos, as comemorações de Natal e réveillon e as férias de início de ano serão divididas com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 17 e 24 de janeiro na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro no modelo digital. Não fosse a covid-19, os estudantes estariam neste início de dezembro tranquilos após a realização dos testes, inicialmente previstos para novembro.

Faltando exatos 43 dias para o primeiro dia da avaliação, feras e professores do Recife dão sugestões para manter o foco e aumentar as chances de tirar boas notas para concorrer a milhares de vagas de graduação em universidades e institutos públicos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em Pernambuco, 315 mil candidatos farão as provas do Enem, sétimo Estado com mais inscritos no exame do País. A avaliação tem 180 questões objetivas, divididas em quatro provas (45 em cada) e aplicadas em dois dias. No primeiro, os testes são de linguagens e ciências humanas, além de redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

O Ministério da Educação promete divulgar as notas do exame em 29 de março. Em abril devem ocorrer as inscrições no Sisu que reúne, no Estado, vagas nas universidades UFPE, UFRPE, UPE e Univasf, além dos institutos IFPE e IF do Sertão.

“O contexto pandêmico tende a desestimular e entristecer. O conselho que dou aos estudantes é não perder a esperança, a força interior. Eles são jovens, têm objetivos. Acionem o botão interno que diz ‘eu posso’, ‘eu consigo’. Acreditem nisso, mantenham a dedicação até as provas”, diz o professor de linguagens Robson Teles, do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana.

Ele recomenda se afastar, neste período, das redes sociais. “Embora ajudem a distensionar, as redes sociais também distraem muito. E o que mais o estudante precisa agora é de atenção”, observa Robson.

“Vai se dar bem o aluno que perseverar. Passamos do ensino remoto para o híbrido. É natural que estejam cansados. Nosso desafio, como professor, é tranquilizá-los. É somar, não deixá-los desistir”, afirma o professor de geografia Rafael Máximo, que leciona e dirige a Erem Maria do Céu Bandeira, que fica em Moreno, no Grande Recife.

BÔNUS

Para os concorrentes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco no Recife (UFPE), o novo bônus de 10% na nota do Enem, no Sisu, é um estímulo a mais, assim como o mesmo benefício, na Universidade de Pernambuco (UPE), para quem for concorrer a direito, medicina e odontologia em todos os câmpus. São novidades no processo seletivo que vão beneficiar os que cursaram o ensino médio em Pernambuco e que residem no Estado.

Outra recomendação da maioria dos professores é treinar. O momento agora é para resolver provas passadas do Enem, questões de vestibulares, simulados. Na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo federal responsável pelo Enem, há todos os testes já aplicados, desde 1998, ano da primeira edição do exame, e os gabaritos. São 30 versões da avaliação, já que além do Enem regular tem o formato destinado a pessoas privadas de liberdade.

“A prática faz uma diferença enorme. A internet está cheia de questões resolvidas, videoaulas gratuitas. Ainda faltam 43 dias para o Enem, dá tempo de fazer muita coisa. O aluno precisa jogar fora o sentimento de culpa e perceber que é um ano de oportunidade. Se ele teve limitações, muitas outras pessoas também tiveram. Trace um plano, se organize. Faça simulados usando máscaras pois será assim nos dias do Enem, responda muitos quesitos. Aprenda com os erros”, diz o professor de biologia Fernando Beltrão.

“A resolução de questões tem que ser feita por 4h30 a 5h30 seguidas, que são os tempos de duração das provas do Enem. Não dá para treinar em casa por um hora, parar para lanchar ou ver o telefone. Não adianta treinar uma hora se eu vou jogar duas horas, por exemplo”, compara o professor de matemática Marcelo Menezes.

Ele ressalta também a importância de cuidar da saúde. “Comer e dormir bem. É um ano diferente, com as pessoas mais suscetíveis a adoecer, também mais intolerantes, sem paciência. Não dá para descuidar da saúde”, observa Marcelo.

Para a professora de redação Tereza Albuquerque, a dica é escrever pelo menos um texto por semana, até as provas do Enem. Significam seis redações até a data de início do Enem. “Ler ajuda, mas só isso não adianta. Redação está atrelada à prática. E é importante mostrar a alguém, ao professor da escola ou do cursinho. Se não for possível, há sites que corrigem os textos”, afirma. Outra sugestão da professora é focar, na revisão, os assuntos que mais caíram em cada disciplina.

CAUTELA

Psicóloga do Colégio Fazer, Leandra Gueiros recomenda prudência aos vestibulandos no Natal e no ano-novo. “É importante se preservar, principalmente até as provas do Enem. Os estudantes devem ser cautelosos, evitar shows, locais com muita gente. Se participar de encontro, que seja com poucas pessoas. Não dá para adoecer, sobretudo tão perto das provas.” O Fazer Crescer funciona no Rosarinho, Zona Norte do Recife.

Ela sugere que os feras aproveitem as festas do fim do ano para dar uma pausa. “Percebo alguns alunos já com estafa, esgotados, sem conseguir guardar as informações. É melhor parar um pouco, descansar uma semana, 10 dias. Para voltar no começo do ano renovado e assim conseguir manter o ritmo até as provas do Enem”, diz Leandra. “As famílias podem ajudar criando momentos prazerosos durante essa pausa, como fazer um jantar ou todos assistirem a um filme”, afirma Leandra.

DICAS

"Minha dica é manter os estudos e se houver momentos de desânimo, ter fé e pensar em Deus. Nesta quarentena, investi em leituras e isso me agregou muito. Já li 16 livros. Ultimamente, optei por títulos de autoajuda para diminuir a ansiedade por causa do Enem”, sugere Pedro Maranhão, do Colégio Fazer Crescer e candidato de administração.

"Não dá para extrapolar o nosso limite. O Enem é uma prova de resistência. Tem que descansar, mas ao mesmo tempo é preciso revisar os assuntos que a gente já sabe que mais caem nas provas”, afirma Daiane Borges, 17 anos, fera de psicologia e aluna da Escola Técnica Estadual José David Gil Rodrigues, que fica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

"Sugiro focar agora nas disciplinas que têm mais peso no Enem. Também, ao fazer os exercícios, cronometrar o tempo de resolução das questões. E ficar de máscara enquanto treina para se acostumar, já que vamos ter que usar nos dias das provas”, orienta o estudante Carlos Eduardo Leal, 17, fera de economia e aluno do Colégio Santa Maria.

 

 

Comentários

Últimas notícias