COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Tem aulão de revisão para o Enem, gratuito e virtual, nesta terça-feira

Atividade é promovida pelo Instituto JCPM e começa às 19h pelo Youtube e Facebook. A revisão acontece também na quarta-feira. Qualquer pessoa pode assistir

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/12/2020 às 12:20 | Atualizado em 15/12/2020 às 12:31
DAYVISON NUNES/ JC IMAGEM
Jovens do Pina e de Brasília Teimosa participam do pré-universitário do IJCPM - FOTO: DAYVISON NUNES/ JC IMAGEM

Nestas terça (15) e quarta-feira (16) tem aulão gratuito e online para revisar os principais assuntos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 17 e 24 de janeiro na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro no novo modelo digital.

Organizada pelo Instituto JCPM, a revisão será virtual por causa da pandemia de covid-19. A boa notícia é que qualquer pessoa pode acompanhar pelo canal do Youtube ou pelo Facebook do instituto, a partir das 19h. É uma boa oportunidade nesta reta final de preparação para a avaliação que é porta de entrada para mais de 120 universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No primeiro dia do aulão, o foco será revisar assuntos de história, geografia, biologia, matemática e química. Na quarta-feira (16), os conteúdos abordados serão das disciplinas de física, filosofia, sociologia e linguagens. Haverá também mentoria, quando jovens mais experientes, ex-alunos do pré-universitário do IJCPM e que hoje são universitários, vão dar dicas aos vestibulandos a vencerem essa etapa.

Com formato leve e dinâmico, o aulão vai reproduzir um telejornal e trazer assuntos de relevância e que foram destaque durante o ano.

“Desde maio, passamos a trabalhar com as aulas online. A gente buscou levar muita interatividade, com jogos, uso do Google Classroom para os jovens. As aulas eram sempre ao vivo para ajudar na interação e na conversa para tirar dúvidas”, pontua um dos diretores do Direto ao Ponto, Moysés Barreto, empresa especializada em planejamento e gestão em educação contratada pelo IJCPM para conduzir o cursinho pré-universitário do IJCPM.

Acesse aqui o primeiro dia do aulão.

ADAPTAÇÃO

O cursinho existe desde 2010 e já beneficiou 730 jovens do Pina e de Brasília Teimosa, bairros da Zona Sul do Recife. É realizado de forma customizada. “O formato do nosso pré é com aulas presenciais, com até 70 alunos na sala. A partir da pandemia, tivemos que nos adaptar e passamos a oferecer as atividades pela internet para ajudar aqueles jovens que já estavam, inclusive, prejudicados pela ausência presencial na escola", afirma a coordenadora do Instituto, Fábia Siqueira.

"Vale destacar que já é um público com certa dificuldade em acessar internet, por exemplo, o que tornou o ano ainda mais complexo para eles. Todo apoio no aprendizado é importante nesse momento”, comenta Fábia.

Outra iniciativa este ano para elevar o alcance das aulas em meio ao isolamento social foi uma parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, através da Rádio Jornal, que vem transmitindo aos sábados o “Conectado no ENEM”, e democratizando o acesso à informação. O programa vai ao ar até o dia 26 deste mês, sempre ao meio-dia.

SISU

Em Pernambuco, 315 mil candidatos farão as provas do Enem, sétimo Estado com mais inscritos no exame do País (são 5,7 milhões de participantes).

A avaliação tem 180 questões objetivas, divididas em quatro provas (45 em cada) e aplicadas em dois dias. No primeiro, os testes são de linguagens e ciências humanas, além de redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

As quatro universidades públicas do Estado - UFPE, UFRPE, UPE e Univasf - e os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão, participam do Sisu.

Comentários

Últimas notícias