EXAME

No Grande Recife, prova do Enem contará com esquema de mobilidade especial

Linhas de ônibus terão reforço durante os domingos da prova e CTTU intensificará fiscalização do trânsito

JC
JC
Publicado em 14/01/2021 às 17:36
Notícia
JAILTON JR./JC IMAGEM
Consórcio Grande Recife prometeu um reforço de frota e viagem em 15 linhas - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM
Leitura:

Durante os próximos dois domingos, mais de 300 mil estudantes pernambucanos deverão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Grande Recife, um esquema especial de mobilidade foi montado para auxiliar no deslocamento dos participantes. Um reforço de frota e viagem em 15 linhas foi prometido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes.

>> O que dá nota zero na redação do Enem
>> Saiba as principais regras do Enem

Com 68 ônibus disponíveis, as linhas realizarão 648 viagens. O número representa um aumento de 15 veículos e 88 viagens em comparação com outros domingos.

Confira as linhas que terão reforço:

020 – Candeias/TI Tancredo Neves
061 – Piedade
346 – TI TIP (Conde Boa Vista)
860 – TI Xambá (Príncipe)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
640 – Guabiraba/Derby
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo

Esquema de monitoramento de trânsito

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), também montou um esquema especial para os dias da prova. Um efetivo de 65 agentes de trânsito foi destacado para atuar nos principais corredores, fiscalizando e orientando o trânsito, com o objetivo de evitar retenções nas vias. 

Além do aumento do efetivo nas ruas, o monitoramento também será realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o trânsito com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. A CTTU destaca que os serviços do órgão poderão ser acionados através do telefone 0800.081.1078, que é gratuito e funciona 24h.

O órgão também orienta que os condutores não devem estacionar em local proibido, já que isso isso pode dificultar a mobilidade dos estudantes a caminho da prova do Enem, além de colocar pedestres e pessoas com mobilidade reduzida em risco. Com o aumento da fiscalização nas ruas, o veículo que for flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação de Pernambuco, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não funcionará nos próximos domingos, 17 e 24 de janeiro. A suspensão acontece por causa da realização da prova do Enem 2020 durante esses dias. A cada edição a Ciclofaixa de Turismo e Lazer reúne cerca de 15 mil pessoas. O projeto estará de volta a partir do último domingo de janeiro, dia 31. O percurso funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.

YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Consórcio Grande Recife prometeu um reforço de frota e viagem em 15 linhas - FOTO:YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias