COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Médicos psiquiatras elogiam tema da redação do Enem 2020

Candidatos têm que escrever sobre o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/01/2021 às 15:04 | Atualizado em 17/01/2021 às 15:23
Notícia
X

Médicos psiquiatras elogiaram o tema da redação do Enem 2020, que começou neste domingo. Os 5,6 milhões de candidatos têm até 19h para escrever um texto de até 30 linhas sobre o tema O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

"Um assunto deste chegar a ser tema de redação do Enem é fruto do trabalho conjunto da Associação Brasileira de Psiquiatria, insistindo no alerta para um importante problema de saúde pública, e da imprensa, divulgando e aprofundando o debate junto à sociedade. Estamos todos de parabéns!", destaca o presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Amaury Cantilino.

"O preconceito em relação aos transtornos psiquiátricos e os seus tratamentos provoca sofrimento adicional a quem já vive atormentado com a própria dor. Estamos satisfeitos em perceber que as pessoas estão mais sensíveis a isso", diz o médico.

"O jovem, sobretudo, parece se mostrar mais empático e interessado em entender a aflição do outro. Também se mostra mais respeitoso com as formas de tratamento, sejam elas farmacológicas ou psicoterápicas. Mas ainda temos muito a evoluir na conscientização", complementa Amaury.

"Parabéns para o Brasil que direciona seus olhos à importância do combate aos estigmas dos transtornos mentais. Muito feliz pelos frutos colhidos pelo árduo trabalho da Associação Brasileira de Psiquiatria", elogia a também psiquiatra Milena Franca.

SEM DIFICULDADE

A professora de redação Ana Cristina Verdasca, do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, acha que a maioria dos candidatos não terá dificuldade em escrever o texto. "O MEC novamente traz um tema atual. Com a pandemia, muito se falou sobre o impacto dela na saúde mental das pessoas. Crianças e adolescentes em casa, por exemplo, sofreram bastante", diz Ana.

"O que pode dificultar é a questão do estigma no tema. Tem a ver com discriminação, marginalização, segregação. Então o candidato deve ficar atento para não deixar de abordar esse aspecto no seu texto", destaca a professora.

Tags

Autor