Processo seletivo

Primeiro dia de provas do SSA 1 e SSA 2 é realizado neste domingo

Estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio fazem provas neste domingo e na segunda

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 31/01/2021 às 8:43 | Atualizado em 31/01/2021 às 9:13
Notícia
X

Os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio fazem neste domingo (31) e na segunda-feira (1º/02) as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2, da Universidade de Pernambuco. O processo seletivo avalia os estudantes durante os três anos do ensino médio e ao final, o aluno concorre a uma vaga no ensino superior.

Na manhã deste domingo, são aplicadas as provas para 26.347 estudantes do 1º ano (SSA 1). Já no período da tarde, os 22.836 candidatos do 2º ano fazem as provas. Os alunos respondem 44 questões de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia.

A funcionária pública Micheline saiu de Maceió (AL) para levar o filho Matheus, de 17 anos, para fazer a prova em uma instituição no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. A mãe contou à reportagem da TV Jornal que o estudante, que tenta uma vaga no curso de Medicina, estava ansioso: "Com essa pandemia ele ficou um pouco desmotivado, mas ele decidiu arriscar e sair no último momento". O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde Matheus estuda, não teve aulas durante a pandemia, o que fez com que ele precisasse se preparar sozinho com o auxílio de um curso online adquirido pela família.

Roberta Nóbrega e a filha Laura, de 16, saíram de Natal (RN) para fazer a prova na capital pernambucana. No ano passado, a adolescente teve aulas à distância, em um ano totalmente atípico. Ela também tentará uma vaga no curso de medicina.

Para os alunos do primeiro ano, os portões abriram às 6h45 e fecharam às 8h. O início das provas se deu às 8h15 e a partir das 11h15 os alunos podem deixar as salas. O término das provas está marcado para 12h15.

Os estudantes do SSA 2 devem ficar atentos aos horários: a abertura dos portões será às 13h e o fechamento, às 14h15. As provas começam às 14h30 e a saída é liberada às 17h30. A aplicação do exame encerra às 18h30.

Por causa da pandemia da covid-19, os estudantes precisam fazer as provas usando máscaras de proteção. O álcool 70% é disponibilizado para higienização das mãos. Entre as medidas para evitar a disseminação do coronavírus está ainda a ocupação de um terço da capacidade das salas, para garantir o distanciamento entre os alunos.

Segundo dia de provas

Na segunda-feira (1º/02), os quase 50 mil estudantes do primeiro e segundo ano fazem provas de biologia, química, história, geografia e sociologia (46 questões). Os horários são os mesmos do domingo.

Terceiro ano

Para os vestibulandos do 3º ano, o SSA 3 será nas próximas quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), com a participação de 14.282 jovens. Somente ao concluir as três fases o participante concorre a 1.740 vagas em 54 graduações da UPE.

Tags

Autor