COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Confira lista dos candidatos que poderão ser remanejados no SSA 3 da UPE

Relação dos estudantes aptos a participarem dos remanejamentos saiu na noite desta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/04/2021 às 19:57 | Atualizado em 14/04/2021 às 14:51
Notícia
X

Alterada às 14h50 de 14 de abril

Foi divulgada, na noite desta terça-feira (12), a lista dos candidatos remanejáveis do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE). Quem tiver o nome nessa relação - são 7.865 estudantes - não foi reprovado no ponto de corte e está apto a concorrer às vagas que sobrarem após a primeira matrícula dos estudantes que foram classificados no listão divulgado na semana passada.

O primeiro remanejamento será divulgado no dia 14 de maio, uma vez que as matrículas dos aprovados será entre 26 e 29 de abril (houve mudança no primeiro calendário por causa da prorrogação das inscrições do Sisu). No cronograma previsto no edital de matrícula há mais quatro remanejamentos. Porém só vão acontecer se houver vagas sobrando. O primeiro semestre letivo de 2021 da UPE começa em 13 de outubro.

Uma dúvida muito comum entre os vestibulandos é a seguinte (um exemplo): "A graduação que quero tem 25 vagas e a minha posição no curso é a 26ª. Significa que eu sou o primeiro da lista de remanejamento?".

"Não necessariamente. Classificamos todos os candidatos na ordem da maior para a menor média, sem separar entre concorrentes do sistema universal e do sistema de cotas", explica o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins. A posição que aparece para o estudante, portanto, é a que ele ocupa no curso sem distinção do formato a que ele está concorrendo.

Quando acabar a matrícula, a comissão da UPE observa quantas vagas sobraram do sistema universal e quantas das cotas e faz uma nova classificação. Voltando ao exemplo do parágrafo anterior: esse candidato da 26ª posição tem que saber se a vaga que está ociosa é para o sistema universal ou para as cotas. E se ele se encaixa no perfil. Se sim, ele será o primeiro da lista de remanejamento.

A UPE destina 20% do total de vagas, 1.740, para cotistas. São 348 vagas destinadas a estudantes que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual ou municipal.

Tags

Autor