COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Haverá mudança na lista de espera do Sisu 2021? MEC explica

Inscrições no Sisu podem ser realizadas até 23h59 desta quarta-feira (14). Quem fez o Enem e não zerou a redação pode participar

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/04/2021 às 15:22 | Atualizado em 16/04/2021 às 7:50
Notícia
X

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam às 23h59 desta quarta-feira (14). Depois da prorrogação do prazo inicial (acabaria sexta passada, dia 09) e da mudança na divulgação das notas de corte, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no domingo (11), vestibulandos ficaram em dúvidas se haveria alteração também nas regras da lista de espera.

Confira aqui o resultado do Sisu

Questionado pelo JC, o MEC respondeu que não há qualquer mudança nas condições para participar da lista de espera. Explicando: somente o estudante que NÃO for aprovado em nenhuma das duas opções que se inscreveu poderá se inscrever na lista de espera, entre os dias 16 (sexta-feira próxima) e 23 de abril. O listão dos aprovados será liberado sexta-feira (16).

Caso o candidato não acesse a página do Sisu neste período para confirmar o interesse em participar dos remanejamentos, ele ficará de fora da disputa pelas vagas que sobrarem após a primeira matrícula dos aprovados no listão. O MEC ressalta que o estudante deve certificar-se de que sua inscrição foi realizada. Ao finalizar o procedimento, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Em dúvida sobre qual curso escolher? Veja as opções em Pernambuco

Outro detalhe importante: o vestibulando não concorre nos dois cursos que se inscreveu no Sisu. Ele tem que indicar, ao se inscrever na lista de espera, em qual das duas graduações vai querer continuar concorrendo, se na primeira ou na sua segunda opção.

Vale lembrar que as convocatórias para os remanejamentos são feitas diretamente pelas instituições de ensino. Portanto, a partir de 27 de abril é preciso ficar ligado nos sites das universidades para saber se foi ou não aprovado. A matrícula regular dos aprovados acontecerá entre 19 e 23 de abril.

QUEM PODE PARTICIPAR DO SISU

Qualquer pessoa que fez o Enem 2020 e não tirou zero na redação pode se inscrever no Sisu. Todo o processo é online e gratuito. São cerca de 209 mil vagas em graduações de todo o País, em instituições públicas de ensino superior.

De Pernambuco, participam as quatro universidades federais - UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE - além da estadual UPE e dos institutos federais IFPE e IF do Sertão. Ao todo, para o Estado, serão 14.779 vagas no Sisu 2021.1 (nesse total foram incluídas, da Univasf, somente as 800 vagas dos câmpus que estão em Pernambuco, nas cidades de Salgueiro e Petrolina).

São 7.824 para ampla concorrência, destinadas aos jovens que estudaram em escolas particulares, e 6.955 para concorrentes pelo sistema de cotas por terem cursado o ensino médio na rede pública.

Tags

Autor