COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife vacina mais da metade do público estimado de trabalhadores da educação

A Secretaria Municipal de Educação calcula que sejam cerca de 16 mil pessoas desse grupo que vão receber a vacina na cidade

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 12/05/2021 às 16:54
Notícia
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Qualquer pessoa que trabalhe em escolas da educação básica de Recife pode se vacinar - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

O município do Recife conseguiu imunizar contra a covid-19, nesta terça-feira (11), mais da metade do público estimado de trabalhadores da educação básica com idades entre 40 e 59 anos. Segundo o vacinômetro, painel virtual mantido pela prefeitura, até esse dia foram vacinados 8.522 funcionários de escolas públicas e privadas da capital pernambucana, entre professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, diretores, coordenadores e demais profissionais.

A Secretaria Municipal de Educação calcula que sejam cerca de 16 mil pessoas desse grupo que vão receber a vacina na cidade. Eles estão sendo imunizados com o imunizante AstraZeneca. A segunda dose deve ser aplicada após 90 dias da primeira dose.

A vacinação para trabalhadores da educação foi liberada em 29 de abril, ou seja, há quase duas semanas. O vacinômetro é atualizado diariamente. O painel mostra que apenas na terça-feira foram 818 trabalhadores da educação vacinados.

Professora das redes pública e privada, Patrícia Brayner, 46 anos, foi vacinada no início do mês. "É uma emoção e alegria enormes ver que o processo de imunização começou, mas ainda não me sinto segura devido às aulas presenciais e por não haver vacinas para todas as pessoas", destaca Patrícia.

No geral, considerando todos os moradores vacinados no Recife, a cidade soma 361.799 imunizadas com a primeira dose e 189.373 com as duas doses.

SEM AULAS PRESENCIAIS

Mesmo com a liberação do governo estadual para retomada das aulas presenciais há 17 dias, em 26 de abril, a prefeitura do Recife ainda anunciou quando vai reabrir as escolas.

A rede municipal tem 320 escolas, 92 mil alunos e 5.400 professores. Os colégios municipais da capital estão sem receber estudantes presencialmente desde 18 de março do ano passado por causa da covid-19. As aulas estão sendo remotas.

Uma semana atrás, na última quarta-feira (05), o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, afirmou que haveria anúncio do cronograma de retomada das aulas presenciais "nos próximos dias". Mas até hoje, nenhum sinal de divulgação de calendário.

Também na semana passada o Conselho Estadual de Saúde recomendou ao governo estadual a imediata suspensão das aulas presenciais em Pernambuco. Mas o secretário de Saúde, André Longo, disse que o Estado não iria seguir a recomendação do colegiado e manteria as unidades de ensino funcionando.

NÚMEROS DA COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde registrou, nesta quarta-feira (12), 2.426 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 116 (5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.310 (95%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 431.613 casos confirmados da doença, sendo 41.948 graves e 389.665 leves.

Também foram contabilizados 80 óbitos, ocorridos entre 26 de dezembro de 2020 e 11 de maio. Com isso, o Estado soma 14.719 mortes provocadas pela doença.

 
 

Comentários

Últimas notícias