EXAME NACIONAL

Enem só em 2022? Inep diz ter orçamento, mas não confirma realização das provas este ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota na noite desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 13/05/2021 às 23:16 | Atualizado em 13/05/2021 às 23:19
Notícia
X

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), informou, nesta quinta-feira (13), que tem orçamento para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 seja realizado. No entanto, a autarquia federal não confirmou se as provas serão realizadas neste ano.

"O Inep está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Enem 2021. O Instituto está engajado para que o exame seja realizado ainda neste ano, atendendo a todos os requisitos sanitários, que garantirão uma aplicação segura a todos os envolvidos, incluindo os que participam da elaboração das provas", diz a nota. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Inep (@inep_oficial)

Segundo documentos obtidos pelo G1, despachos internos do Inep mostram que o Enem será realizado nos dias 16 (domingo) e 23 (domingo) de janeiro de 2022. Os três documentos se dirigiam a departamentos ligados à infraestrutura do exame.

"Em consonância com as informações apresentadas pelo presidente do Inep na Reunião de Diretorias ocorrida às 9h de hoje, 3 de maio de 2021, (o ofício) ratifica que os dias 16 de janeiro de 2022 (domingo) e 23 de janeiro de 2022 (domingo) são as datas definidas para as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Superior (Enem) regular em sua edição 2022, bem como informa que o Enem Digital em sua edição 2021 será realizado nas mesmas datas e horários do Enem regular", mostra o documento. 

Mais cedo, a presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou ao G1 que a prova tinha sido transferida para 2022. No entanto, ela voltou atrás e disse que "entendeu que a prova seria no começo do ano que vem". Uma portaria sobre o Enem deverá ser publicada nesta sexta-feira (14).

Sistema de Avaliação da Educação Básica

Além disso, uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no País e para diagnosticar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas na pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Uma portaria nesta quarta-feira (12) com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame este ano. A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos

 

 

 

Tags

Autor