ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Enem 2021: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta segunda (19)

O Inep, responsável pela aplicação da prova, marcou o Enem 2021 para os dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 19/07/2021 às 8:23
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio,Enem - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

Os estudantes que se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 têm até esta segunda-feira (19) para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85. Sem o pagamento, a inscrição não é concluída e, assim, não será possível fazer o exame. 

Até agora, o exame teve 4 milhões de inscritos. Isso representa 44% a menos do que o volume de inscritos em 2020. Apenas em 2008, antes de o Enem ser transformado em vestibular nacional, houve menos inscritos do que em 2021.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, marcou o Enem 2021 para os dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos. As versões impressa e digital acontecem nos mesmos dias.

Como pagar a taxa de inscrição

Para emitir o boleto de pagamento, o estudante não isento deve acessar a Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante.

Na página, é preciso clicar na opção "Página do participante - entrar com gov.br". Depois, o estudante deve acessar sua conta com o número do CPF e clicar em "avançar". Em seguida, será aberta outra página. No menu do canto esquerdo, o estudante deve selecionar a opção "Pagamento/isenção".

Feito isso, uma caixa de diálogo com a opção em azul: "Baixe seu boleto". Depois de baixado, basta realizar o pagamento do boleto.

Como vai ser a prova?

O Enem vai ser realizado em dois dias. No dia 21 de novembro, serão feitas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.

Em 28 de novembro, serão respondidas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Os horários para os dias de prova (horário de Brasília) serão os seguintes:

12h - abrem-se portões
13h - fecham-se portões
13h30 - começa a prova
19h - fim das provas do dia 21 (dia da redação)
18h30 - fim das provas do dia 28.

Comentários

Últimas notícias