EDUCAÇÃO

Volta às aulas das escolas particulares do Recife pode ser 100% presencial

Dentre as flexibilizações, agora as crianças e adolescentes também podem usufruir da liberação dos parques e quadras para a prática de esportes

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 02/08/2021 às 13:42 | Atualizado em 02/08/2021 às 16:19
Notícia
X

A volta às aulas do segundo semestre das escolas particulares acontece nesta segunda-feira (2) e é marcada por muitas novidades. Dentre as mudanças, agora as unidades podem receber os alunos para atividades de forma 100% presencial. Além disso, as crianças e adolescentes também podem usufruir da liberação dos parques e quadras para a prática de esportes.

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Escolas particulares retornam com aulas presenciais. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM


As famílias ainda podem optar pela adoção do sistema de ensino híbrido ou pelo retorno totalmente presencial. Outra novidade da flexibilização são as distâncias entre mesas e cadeiras nas salas de aula, que diminuíram de 1,5 m para 1 m, o que possibilitou a ampliação da quantidade de alunos por classe.

O presidente do Sindicato das Escolares Particulares de Pernambuco, José Ricardo Diniz, considera que a mudança de parâmetro do distanciamento físico no espaço escolar foi importante para a ampliação da oferta do modelo presencial para esse segundo semestre. "A nova regra propiciou inclusive que muitas escolas pudessem trazer todos ou quase todos os alunos de uma mesma turma, sem necessidade mais de estabelecer rodízio", afirma.


No Colégio Saber Viver, escola particular localizada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, a chegada dos alunos foi marcada por uma recepção animada, com música e artista circense. Segundo a diretora da instituição, Natália Ayres, o colégio conta com mil alunos matriculados e cerca de 95% da famílias optaram pelo regime totalmente presencial.

 

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Escolas particulares retornam com aulas presenciais. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Escolas particulares retornam com aulas presenciais. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Escolas particulares retornam com aulas presenciais. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

 

A estudante do 6º ano, Liz Pena, estava bastante contente com o retorno. "Eu estava muito ansiosa. É bom rever os amigos, ver a escola de volta... é muito bom", afirmou a pré-adolescente, de 11 anos. A mãe de Liz, a dentista Gabriela Pena, conta que também incentivou a filha a voltar às aulas presenciais. "Ela [a filha] já estava ficando entediada e desestimulada, e aí percebemos que seria melhor para o aprendizado, voltar", declarou Gabriela.

 


Para garantir a volta dos alunos e funcionários de forma segurança, a orientadora pedagógica do Saber Viver, Mariana Bezerra, afirma que a instituição procura seguir todos os protocolos de saúde com bastante cuidado. "Temos dispensers de álcool em todas as áreas da escola e pias. Também aumentamos a quantidade de monitores para fazer essa supervisão do distanciamento, do cuidado com máscara e do monitoramento da conduta dos alunos", ressaltou. 

"O modelo híbrido veio para ficar, é verdade, mas como integrante do planejamento escolar. O conviver, o senso de coletividade , o enxergar o outro, e com ele aprender, continuarão sendo uma razão de ser da escola", finaliza José Ricardo.

Tags

Autor