COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

IF Sertão PE abre inscrições para 2.035 vagas em cursos técnicos. Seleção será sem vestibular

Candidatos podem se inscrever até 18 de outubro. Vagas vão ser preenchidas a partir do desempenho dos estudantes no ensino fundamental ou no ensino médio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/09/2021 às 14:40 | Atualizado em 04/09/2021 às 15:01
Notícia
X

Para quem mora no Sertão de Pernambuco e deseja fazer um curso técnico, uma boa oportunidade é estudar no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A instituição está com inscrições abertas, até 18 de outubro, para seleção de novos alunos. Não há vestibular nem cobrança de taxa para se inscrever. Os estudantes serão selecionados de acordo com as notas que tiraram no ensino fundamental ou no ensino médio. Há 2.035 vagas em cursos técnicos oferecidos nas cidades de Petrolina, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri.

Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas. Na modalidade "integrado ao ensino médio", o aluno faz o ensino médio junto com a formação técnica. Nesse caso, o candidato deve ter terminado o 9º ano do ensino fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os cursos de química, edificações, eletrotécnica, informática, agropecuária e logística.

A modalidade "subsequente ao ensino médio" é destinada a quem já concluiu o ensino médio. Os cursos são edificações, eletrotécnica, segurança do trabalho, agricultura, zootecnia, agroindústria, agropecuária, informática, logística e refrigeração e climatização.

Já o Proeja e Proeja FIC é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do ensino fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade são oferecidos os cursos de mestre de obras, eletricista predial, operador de computador, edificações, administração, operador de processamentos de frutas e hortaliças e auxiliar técnico agropecuária.

HISTÓRICO

Os candidatos devem se inscrever no site do IF Sertão-PE. É preciso preencher todos os itens do formulário, inclusive o questionário socioeconômico. Como a seleção será feita através de análise de histórico escolar, o estudante, no momento da inscrição, tem que anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do nível fundamental; ficha 19, para nível médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Tags

Autor