COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A um mês do Enem, o que você precisa saber se pretende ingressar na UFPE, UFRPE ou UPE

Na contagem regressiva para encarar o exame - são 3.109.762 de inscritos - é fundamental saber quais são as provas mais importantes de acordo com o curso escolhido no Sisu. Os testes serão dias 21 e 28 de novembro.

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/10/2021 às 11:55 | Atualizado em 21/10/2021 às 12:00
Notícia
X

Falta exatamente um mês para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os testes serão aplicados em 21 e 28 de novembro, dois domingos seguidos. É com a nota da avaliação que milhares de candidatos concorrem a vagas em graduações em mais de cem universidades públicas do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na contagem regressiva para encarar o exame - são 3.109.762 de inscritos - é fundamental saber quais são as provas mais importantes de acordo com o curso escolhido. Porque nesta etapa agora de revisão dá pra focar mais nessas disciplinas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos explicar como três universidades de Pernambuco aplicam pesos e qual o ponto de corte no Sisu: UFPE, UFPE e UPE. Além dessas três, fazem parte do sistema, no Estado, a UFAPE, a Univasf e os institutos federais IFPE e IF do Sertão Pernambucano.

O ponto de corte (também chamado de nota mínima) é o menor desempenho exigido ao candidato, em cada prova do Enem, para concorrer a determinado curso no Sisu. Peso é o valor aplicado em cada prova do Enem, também conforme o curso escolhido. Vale lembrar que cada instituição de ensino decide se quer adotar pesos e notas mínimas.

UFPE

Para o Sisu 2022, a UFPE manteve pesos e pontos de corte iguais ao Sisu deste ano. A única exceção foi o curso de ciências contábeis, que efetuou algumas mudanças. Para o próximo ano serão ofertadas 7.012 vagas em 105 graduações. Serão 40 vagas a mais na comparação com o Sisu 2021, correspondentes ao novo curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia (BICT), a ser oferecido no câmpus Caruaru.

O câmpus Recife terá 5.522 vagas. Em Caruaru serão 1.060 vagas e em Vitória, 430 vagas. Metade do quantitativo total de vagas é reservada às cotas, ou seja, para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas.

Veja aqui o termo de adesão da UFPE ao Sisu 2021. Embora o documento seja referente ao processo seletivo que já passou, vale como referência para o Sisu 2022, uma vez que a universidade modificou as informações apenas de ciências contábeis. Então somente os feras que escolherem esse curso devem desconsiderar esse documento.

UFRPE

Segundo a pró-reitora de graduação da UFRPE, Socorro Oliveira, não haverá mudanças, na Rural, para o Sisu 2022. Portanto o estudante também pode considerar os pesos aplicados em cada prova do Enem referente ao Sisu 2021. Veja aqui a tabela com os pesos por graduação.

Na Rural não há ponto de corte.

UPE

Na UPE, ao contrário do que acontece na UFPE e na UFRPE, não há aplicação de pesos nas provas do Enem. Isso significa que todos os testes têm a mesma importância independentemente do curso que o vestibulando escolher.

A universidade adota apenas ponto de corte. Para concorrer, no Sisu, em qualquer curso é preciso tirar no mínimo 400 pontos na redação e 350 em cada prova objetiva do Enem.

O pró-reitor de graduação, Ernani Martins, informa que também não haverá alteração, na UPE, em relação a essas regras no Sisu 2022.

Tags

Autor