ENEM

IJCPM mescla diversão e aprendizado no 5º aulão de revisão para o Enem

O Show da Aprovação, como é chamado, é realizado nesta quinta-feira (11) no Teatro RioMar, localizado dentro do RioMar Recife, no Pina, Zona Sul do Recife

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo, Vanessa Moura

Publicado em 11/11/2021 às 15:52 | Atualizado em 11/11/2021 às 16:18
Notícia
X

Já pensou participar de um aulão com revisão de todas as áreas cobradas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a poucos dias do exame? É a chave de ouro que o vestibulando precisa para encerrar o período de estudos e focar na preparação psicológica para o dia da prova. Por isso, na tarde desta quinta-feira (11), alunos do pré-universitário do Instituto JCPM de Compromisso Social e estudantes de escolas públicas do Pina e de Brasília Teimosa participam de um aulão especial promovido pela instituição

LEIA MAIS

UPE realiza domingo (14) seleção de novatos para os colégios de Aplicação. Veja as regras

Enem deve ter prova geral e específica a partir de 2024

Após demissão em massa no Inep, Ministério da Educação fala do futuro do cronograma do Enem. Veja

O Show da Aprovação, como é chamado, está em sua quinta edição e acontece no Teatro RioMar, localizado dentro do RioMar Recife, no Pina, Zona Sul do Recife. Este ano, por conta das restrições da pandemia da covid-19, o evento conta com 300 jovens (em outros anos foi o dobro).

A coordenadora de Desenvolvimento Social do IJCPM, Fábia Siqueira, explica o formato. "O aulão é um evento que nós fazemos não só para os jovens do pré-universitário, mas para outros jovens egressos ou alunos de escolas públicas da comunidade. Este é o grande evento que estamos fazendo, embora com a metade do público que estamos acostumados. Mas a gente já sente o clima diferente e a satisfação de toda equipe e principalmente dos jovens", contou. 

LEIA MAIS

Enem: faltando menos de um mês para o exame, Inep soma demissões

Alunos da rede pública do Recife começarão a ser vacinados contra covid-19 nas escolas

O aulão terá duração de quatro horas, das 14h às 18h, e quem não pôde estar presente tem a chance de acompanhar o encontro ao vivo através do canal do IJCPM no Youtube. Em 2020, por conta da covid-19, este foi o formato oficial do aulão. Agora, a empolgação para um encontro presencial é de toda a equipe. 

“No ano passado, fizemos o aulão 100% online, mas achamos importante esse momento de encontro com os jovens. Este ano, com a vacinação avançada e os índices menores da covid-19, resolvemos realizar de forma presencial, com uma capacidade reduzida do teatro e respeitando o distanciamento e o uso de máscara”, ressaltou Fábia.

Neste retorno presencial, o aulão conta com uma super produção. Inspirado em programas de auditório, o Show da Aprovação apostou em um formato descontraído para estimular o aprendizado dos participantes e é comandado pela equipe de professores do Direto ao Ponto, empresa de gestão de educação que desenvolve o Pré-Universitário IJCPM Recife.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O aulão acontece das 14h às 18h - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

"Neste tipo de aulão, a gente tem um feedback imediato. Conseguimos perceber a emoção do aluno. Após esses dois últimos anos tão atípicos, voltar com um aulão presencial, dentro dos protocolos, é muito importante sentirmos isso e também para que os alunos relaxem. Porque a ideia é fazer algo que mescle diversão e conhecimento para que o estudante relaxe nesta reta final", contou Moisés Barreto, coordenador do Direto ao Ponto. 

As provas do Enem 2021 acontecem nos domingos 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, os candidatos farão provas de redação, linguagens e ciências humanas. Já no domingo seguinte, dia 28, os exames serão de matemática e ciências da natureza. A poucos dias da prova, Barreto deu dicas do que fazer nesta reta final.

"Neste momento é hora apenas de revisar e de tirar o pé do acelerador. Foi um ano muito preocupante, tanto psicologicamente quanto de preparação mesmo. Para o aluno, é de extrema importância que ele tire o pé do acelerador, descanse e relaxe para chegar bem na prova, sem tensão". 

No Brasil, 3.040.871 pessoas estão inscritas no modelo impresso e devem comparecer aos locais de prova nos dias do exame. Além disso, 68.891 pessoas participarão do formato digital das provas. Desses totais, 176.680 e 2.097, respectivamente, farão as provas em Pernambuco. O vestibulando Gustavo Moura, de apenas 18 anos, faz parte deste grupo.

"Foi bem importante ter participado do pré-universitário porque me ajudou a focar mais nos estudos. Só com a escola não conseguiria. Estou confiante e acho que farei boas provas no Enem. O aulão é legal porque dá para revisar conteúdos e nos distrair", disse Gustavo, aluno do 3º ano da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, situada em Boa Viagem. 

"Não consegui aprender muito nas aulas online. Por isso o pré-universitario me ajudou a complementar o que aprendi na escola. A aproximação das provas do Enem está me deixando bem nervosa", comentou a vestibulanda Crislayne Lima, 19 anos, fera de enfermagem e concluinte do ensino médio na Erem Assis Chateaubriand, que fica em Brasília Teimosa.

Pré-Universitário

Ao longo do ano, o IJCPM oferece gratuitamente um pré-universitário formatado, especialmente, para atender as necessidades de aprendizado, observando as maiores dificuldades enfrentadas por cada jovem.

“Buscamos identificar onde estão as maiores carências para atuar de maneira focada. Percebemos que não adiantava replicar o que os cursinhos fazem porque as necessidades de quem estuda a vida inteira na escola pública são outras. E estimulamos a formação de grupos entre os próprios jovens para melhorar o entendimento e aprendizado. E isso dá um grande resultado”, comenta Fábia Siqueira.

Desde sua criação, em 2012, cerca de 700 estudantes tiveram acesso ao reforço diário para o exame. O curso é um dos mais concorridos do IJCPM e tem bons índices de aprovação, chegando a 40% em alguns anos.

Tags

Autor