Exame

A partir de que horas pode sair da prova do Enem 2021?

Em 2021, o Enem terá regras especiais devido à pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 21/11/2021 às 12:23
Notícia
X

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa a ser aplicado neste domingo (21). No total, 3,1 milhões de candidatos devem fazer o exame, em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. Este ano, a prova tem as modalidades impressa e digital.

No primeiro dia, as provas são de linguagens, ciências humanas e redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e seguem até 19h (horário de Brasília). No segundo dia, domingo (28), os estudantes fazem provas de matemática e ciências da natureza.

Os candidatos podem deixar a sala a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Aqueles que quiserem levar o caderno, devem aguardar na sala até as 18h30 no primeiro dia e até as 18h no segundo dia.

Em 2021, assim como no ano passado, o Enem terá regras especiais devido à pandemia da covid-19. Portanto, é obrigatório o uso de máscara nos locais de prova. O candidato que estiver com a covid ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame, e podem solicitar a reaplicação.

Também é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Tags

Autor