COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Entenda como será o sorteio, nesta quarta-feira (1º), dos alunos novatos para o Colégio de Aplicação da UFPE

Sorteio terá transmissão ao vivo pelo Youtube da UFPE. Está marcado para 15h

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 30/11/2021 às 17:28
ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM
Vagas no Colégio de Aplicação da UFPE serão ocupadas mediante sorteio público - FOTO: ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Acontece nesta quarta-feira (1º), às 15h, com transmissão pelo YouTube, o sorteio público para o preenchimento de 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) referente ao ano letivo de 2022. O processo é todo informatizado.

O colégio teve o maior quantitativo de candidatos inscritos em toda a sua história. Será a segunda vez que as vagas são ocupadas mediante sorteio. Assim foi para este ano. Até 2020 havia uma concorrida seleção com aplicação de provas de português e matemática. Diante da pandemia de covid-19, o colégio decidiu modificar o formato de seleção.

Das 56 vagas abertas, metade é destinada a candidatos que estudaram as séries iniciais do fundamental (1º ao 5º ano) em escola pública. Portanto, há 28 vagas de ampla concorrência e 28 para cotistas. E em cada um desses dois grupos são reservadas duas vagas para candidatos com deficiência.

Para as 26 vagas de ampla concorrência - crianças que estão atualmente em colégio particular - estão inscritos 2.881 estudantes. A probabilidade de cada um ser sorteado é de 0,009. É como se dissesse que a cada 1.000 candidatos, só nove ganham as vagas.

Para as duas vagas de ampla concorrência destinada aos alunos com deficiência há 18 concorrentes. A chance de conquistar uma dessas vagas é de 0,111.

As 26 vagas de cotistas serão disputadas por 307 candidatos. A probabilidade de ser sorteado é de 0,084. Entre os cotistas com deficiência estão 9 postulantes para duas vagas. A chance de estudar no colégio é de 0,222.

O programa adotado pela UFPE para o sorteio foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "O sistema é muito seguro. Além de ser usado há bastante tempo pela UFRN, é acompanhado pela equipe de informática da UFPE, que tem um centro de tecnologia entre os mais conceituados do País", destaca o diretor do Aplicação, Erinaldo do Carmo.

Entenda o passo a passo do sorteio

Realização

Será feito no Auditório João Alfredo, no prédio da reitoria da UFPE, no câmpus Recife, situado na Cidade Universitária. Haverá transmissão pelo canal oficial da UFPE no YouTube. Não é aberto ao público em geral. Todo o sorteio é informatizado.

Como funciona

Ao divulgar a lista com os candidatos com as inscrições deferidas, no último dia 22 de novembro (clique aqui - ampla concorrência e cotas ), o colégio colocou um número ao lado do nome de cada concorrente. São esses números que vão para o sorteio.

O resultado que aparecerá na tela mostrará os números de inscrição e os nome dos candidatos contemplados com as vagas. Haverá a leitura dos nomes dos estudantes sorteados.

Ordem do sorteio

Primeiro será o sorteio para ocupação das vagas de ampla concorrência. Depois serão sorteados os candidatos do sistema de cotas. A expectativa da direção do colégio é que o processo todo não dure mais que 15 minutos

Acompanhamento

Estarão no auditório, presencialmente, para acompanhar o sorteio:
- 1 representante do gabinete do reitor, que deverá ser o próprio reitor, Alfredo Gomes
- 1 representante da pró-reitoria de graduação
- 1 representante da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE
- 1 representante dos alunos do Colégio de Aplicação
- 7 membros da comissão de seleção, formada por professores e técnicos do colégio
- 3 pais de candidatos que manifestaram interesse em acompanhar o sorteio

* Houve uma convocação pública para os pais que desejassem ver o sorteio presencialmente. Treze manifestaram interesse. Desses, 3 foram sorteados

Remanejamentos

O sistema também vai sortear 28 candidatos da ampla concorrência e 28 do sistema de cotas para compor a lista de espera. Caso os estudantes que ganharam as vagas desistam, serão chamados esses da lista de espera para remanejamento, seguindo a ordem em que foram sorteados

Segundo a direção do Aplicação, no último sorteio, para as vagas deste ano letivo de 2020, oito vagas do grupo dos cotistas foram para remanejamento. Entre os de ampla concorrência não houve remanejamento porque todos os sorteados se matricularam

Divulgação

Após o sorteio, a lista completa com os sorteados será disponibilizada na página do colégio. Será liberada também a lista dos estudantes que vão compor a lista de espera para eventuais remanejamentos

Datas (matrículas, remanejamento e aulas)

17 a 19 de janeiro - matrículas
20 de janeiro - remanejamento (se houver)
10 de fevereiro - início das aulas

* Apesar de a matrícula ser só em janeiro, é importante que os responsáveis pelos candidatos sorteados já peçam na escola dele o histórico escolar

Comentários

Últimas notícias