COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sisu 2022: Feras já podem começar a pesquisar vagas em Pernambuco. Veja o que se sabe

Sete instituições públicas de Pernambuco participam do Sisu. Cinco já divulgaram vagas e cursos que vão ofertar. Há mais de 10 mil vagas

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 25/12/2021 às 12:22
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
É preciso ter feito o Enem para concorrer às vagas do Sisu - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

O cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Mas extraoficialmente, a previsão é que as inscrições para concorrer a vagas em cursos de graduação ofertados em mais de uma centena de universidades públicas do País aconteçam em fevereiro.

Só é possível realizar a inscrição com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas individuais da avaliação realizada em novembro passado serão liberadas pelo MEC em 11 de fevereiro.

Em Pernambuco, as cinco universidades públicas (quatro federais e uma estadual) participam do Sisu: UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE, além da UPE. Também integram os dois institutos federais do Estado, IFPE e IF do Sertão Pernambucano.

Embora não haja ainda calendário do sistema nem as notas individuais do Enem, os vestibulandos já podem pesquisar a oferta de vagas e os cursos.

No Estado, até agora, somente a UFRPE e Univasf não divulgaram seus termos de adesão ao Sisu 2022. Neste documento, cada instituição de ensino detalha a quantidade de vagas por graduação e separa o quantitativo por ampla concorrência ou cota.

Considerando os termos de adesão da UFPE, UFAPE, UPE, IFPE e IF Sertão, é certo que os estudantes terão no mínimo 10.471 vagas no próximo Sisu em Pernambuco. Falta acrescentar aí as vagas da Rural e da Univasf.

PONTO DE CORTE

Outras duas informações importantes que constam nos termos de adesão é se há exigência de nota mínima (ponto de corte) e aplicação de pesos.

O ponto de corte (também chamado de nota mínima) é o menor desempenho exigido ao candidato, em cada prova do Enem, para concorrer a determinado curso no Sisu.

Peso é o valor aplicado em cada prova do Enem, também conforme o curso escolhido. Vale lembrar que cada instituição de ensino decide se quer adotar pesos e notas mínimas.

É importante ficar atento se a universidade ou instituto escolhido adota algum bônus na nota do Enem.

UPE

Para ajudar os feras, a UPE liberou, além do termo de adesão do Sisu 2022 dois outros documentos que podem ajudá-los na definição dos cursos que pretendem concorrer. 

Na página do processo de ingresso há a concorrência do último Sisu. Também a maior e a menor média dos candidatos aprovados em 2021. 

VAGA POR INSTITUIÇÃO

Veja, abaixo, a oferta de vagas previstas até agora no Sisu 2022

UFPE

6.972 vagas
104 cursos
3.480 são de ampla concorrência
3.492 cotas (para quem cursou ensino médio em escola pública)

Tem vagas no Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru
Acesse o termo de adesão

UFAPE

560 vagas
280 pra ampla concorrência
280 para cotas
11 cursos

As vagas são em Garanhuns
Acesse o termo de adesão

IFPE

425 vagas
11 cursos
169 ampla concorrência
256 para cotas

Tem vagas no Recife e em Pesqueira
Acesse o termo de adesão


IF Sertão

774 vagas
25 cursos
358 vagas de ampla concorrência
25 vagas em ações afirmativas
391 vagas para cotas

As vagas são nas cidades de Petrolina, Ouricuri, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista
Acesse o termo de adesão

UPE

1.740 vagas
64 cursos
1.204 vagas para ampla concorrência
536 para cotistas

* Na UPE a cota é destinada a 20% das vagas (nas federais são 50% das vagas)
* O cotista deve ter estudado do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública (nas federais basta o ensino médio)

As vagas são no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro

Acesse o termo de adesão

 

Comentários

Últimas notícias