COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Às vésperas do início do ano letivo e com aumento de casos de covid-19, Bolsonaro critica escolas que vão exigir vacinação dos alunos

Maioria das escolas públicas e privadas do País começa o ano letivo nesta primeira semana de fevereiro. Em Pernambuco unidades não planejam exigir vacinação dos estudantes

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Margarida Azevedo

Publicado em 31/01/2022 às 17:50 | Atualizado em 31/01/2022 às 18:08
Notícia
X
Às vésperas do início do ano letivo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, lamentou que algumas escolas estejam exigindo vacinação contra o covid-19 para permitir a volta dos alunos às aulas, argumentando que durante a pandemia não houve problemas na faixa infantil com a doença. Em Pernambuco, as aulas nos colégios privados começam nesta terça-feira (01), enquanto a rede estadual abre as unidades de ensino na quinta-feira (04). Não há previsão, no Estado, de exigir passaporte vacinal aos estudantes.
 
"Durante a pandemia, tivemos algum problema de UTI infantil? Pelo contrário, foram convertidas em UTIs para adultos. Raras foram as mortes", disse o presidente da República em entrevista à TV Record, durante visita de Bolsonaro e comitiva ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Butantan, mais de 1.400 crianças entre 0 e 11 anos morreram de covid-19 no Brasil e mais de 2.400 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) registrados.
No último sábado (29), quando o governo de Pernambuco confirmou o maior número diário de infecções pelo coronavírus desde que a pandemia começou - 6.581 pessoas infectadas - havia, nesse universo, 715 que fazem parte da faixa pediátrica, até os 19 anos, segundo análise feita pela reportagem do JC com base nos boletins epidemiológicos. Desse total, três apresentaram a forma severa da doença: a síndrome respiratória aguda grave (srag). Os demais (712 crianças e adolescentes) tiveram sintomas leves da covid-19.
 
No Estado, as redes de ensino não pretendem condicionar a frequência dos estudantes à apresentação de comprovante de vacinação, mas prometem fazer campanhas para reforçar a importância da imunização contra o coronavírus. O Estado tem cerca de 2,2 milhões de alunos na educação básica, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação (2020).
 

VACINAÇÃO

Em relação à vacinação, em Pernambuco, 69,17% tomaram a primeira dose e 43,08% concluíram o esquema vacinal. Já as crianças com idade a partir dos 5 anos passaram a receber a primeira dose da vacina na última quinzena. Por isso, a cobertura vacinal é ainda baixa no Estado (4,5%), segundo vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde . A segunda dose para esse público é dada após intervalo de dois meses se for da Pfizer e de 28 dias se for Coronavac.


CUIDADOS


A pediatra infectologista Alexsandra Costa defende a imunização das crianças e a abertura das escolas para o ensino presencial. "Um estudante não vacinado coloca em risco a vida dele, dos demais colegas e do restante das pessoas da escola. Dado da Organização Mundial de Saúde mostrou que a chance dele ser infectado é seis vezes maior em relação a um vacinado. Ele se torna um vetor de contaminação", ressalta Alexsandra.

A médica ressalta a importância de as famílias não mandarem as crianças para escola caso tenham febre, tosses, espirros ou qualquer outro sintoma relacionado ou não à covid-19. "Mesmo estando vacinada, a criança não deve ir para a aula se estiver doente", adverte Alexsandra.

"Nossas crianças ficaram muito tempo afastadas da escola. Percebemos as consequências na saúde delas, como transtornos no sono, ansiedade, depressão, hiperatividade e obesidade, por exemplo. Com o uso de máscaras apropriadas e atenção à higiene, é possível manter as aulas presenciais", diz a pediatra.

Segundo o protocolo do governo estadual, havendo o teste positivo para covid-19, a família precisa informar à instituição de ensino e o estudante deve se manter em quarentena para evitar a proliferação do vírus. A orientação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 é de 10 dias de afastamento para casos sintomáticos e sete dias para os assintomáticos. O mesmo vale para os profissionais dos estabelecimentos de ensino.

Tags

Autor