COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Metade das cidades do Grande Recife inicia ano letivo com aula remota. Veja quando e como serão as aulas nas 14 cidades da RMR

No Recife, ano letivo começará na próxima sexta-feira (04), com aulas presenciais, mas haverá a opção de atividades remotas. Somente Abreu e Lima, na RMR, não decidiu ainda quando vai iniciar as aulas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/02/2022 às 7:54 | Atualizado em 02/02/2022 às 8:31
Notícia
X

Enquanto praticamente todas as escolas privadas de Pernambuco adotaram aulas presenciais, nem todos os alunos das redes municipais das 14 cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) começarão o ano letivo de 2022 em contato direto com seus professores e colegas de turma. Sete prefeituras da RMR anunciaram que devido ao agravamento da pandemia de covid-19, com aumento de infectados pela variante ômicron, manterão os colégios fechados e as aulas serão remotas. Em seis municípios, incluindo a capital pernambucana, haverá atividades presenciais. Somente Abreu e Lima não definiu ainda data e formato das aulas.

No interior de Pernambuco, prefeitos de pelo menos seis cidades proibiram, por meio de decretos, aulas presenciais em escolas públicas e particulares, neste início de ano escolar, também por causa do coronavírus: Gravatá, João Alfredo, Riacho das Almas, Triunfo, Bodocó e Santa Cruz da Baixa Verde. Em Carpina, a gestão municipal havia suspendido as atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensino,  mas voltou atrás no início desta semana.

O Estado tem cerca de 2,2 milhões de estudantes na educação básica. Desse total, mais da metade, 1,3 milhão, estuda no ensino fundamental, segundo o Censo 2020 do Ministério da Educação (MEC). Nas séries iniciais (1º ao 5º ano), as redes municipais respondem por 70,4% das matrículas.

Nos anos finais (6º ao 9º), são 55,8% dos alunos em escolas municipais. Essa etapa reúne as crianças de 5 a 11 anos, faixa etária que só começou a ser vacinada contra a covid-19 nas últimas duas semanas. Até a última terça-feira (1º), apenas 4,5% desse público havia tomado a primeira dose da vacina, conforme vacinômetro da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

DATAS

Planejam começar o ano letivo com aulas presenciais, na RMR: Recife, Camaragibe, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu e Moreno. O modelo remoto será seguido pelas prefeituras de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Araçoiaba e São Lourenço da Mata.

As primeiras cidades a iniciarem o ano letivo, nesta quinta-feira (03), são Itapissuma e Ipojuca. “Vamos começar com aulas presenciais. Mas para alunos de seis escolas. Os estudantes de outras nove unidades terão ensino remoto por duas semanas em virtude de reformas nos prédios. Esses receberão, nesse período, caderno de atividades”, explica o secretário de Educação de Itapissuma, Jesanias Rodrigues. A cidade tem 4.197 alunos na rede municipal.

Em Ipojuca, as aulas serão transmitidas pela TV. Em março, a gestão avaliará o cenário da pandemia para decidir se mantém o formato ou migra para o presencial.

No Recife, que soma cerca de 95 mil alunos na rede municipal de ensino, as aulas começarão sexta-feira (04). A prefeitura tem 325 escolas e creches, onde trabalham aproximadamente 4 mil professores. A participação nas aulas presenciais não será obrigatória.

“Iremos oferecer o ensino remoto para as famílias que não quiserem mandar seus fi lhos. Mas não estamos chamando de ensino híbrido pois nosso planejamento é para ensino presencial. O remoto será uma segunda alternativa”, ressalta o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. A prefeitura tem o Educa Recife, programa que oferece aulas gravadas e ao vivo por meio de plataformas digitais e redes sociais.

ADIAMENTO

Somente duas cidades da RMR, Moreno e Igarassu, deixarão os alunos de férias por mais tempo. Igarassu adiou o início do ano letivo de 14 de fevereiro para 3 de março. Moreno começará dia 7 de março.

“Definimos 3 de março para retorno das aulas 100% presenciais. A adoção desta data levou em consideração o atual quadro epidemiológico local, que apresenta uma elevação signifi cativa nos casos de covid-19”, justifica a secretária de Educação de Igarassu, Andreika Asseker, que também é vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE). Até lá, informa, haverá ações para intensificar a vacinação das crianças a partir dos 5 anos. Já professores e equipes pedagógicas participarão de formações.

INFECTADOS

Além do aumento de casos de contaminação entre a população em geral, os gestores estão preocupados porque muitos integrantes de suas equipes estão doentes. “Entre 40% e 50% dos funcionários da parte administrativa das escolas, entre diretores, vices e auxiliares, foram contaminados pela covid-19 e estão afastados”, diz o secretário municipal de Educação de São Lourenço da Mata, Genildo Machado. Em reunião ontem, a prefeitura decidiu adotar o modelo remoto de 7 de fevereiro, quando começa o ano letivo, até pelo menos o dia 21.

Em Abreu e Lima, o secretário Hélio Tavares disse que quase 60% dos profissionais da educação municipal adoeceram. Ele espera definir nesta quarta-feira (02) como e quando iniciará o ano letivo.

ANO LETIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO GRANDE RECIFE

As informações foram repassadas pelas Secretarias Municipais de Educação ou pelas assessorias de imprensa das prefeituras

Recife
Começa sexta-feira (04), prioritariamente no modelo presencial. Mas haverá a oferta de aulas remotas também

Olinda
Terá início dia 7 de fevereiro, apenas com atividades remotas. No dia 15 a prefeitura avalia se mantem o formato ou inicia presencialmente

Jaboatão dos Guararapes
As aulas, somente remotas, começarão dia 7 de fevereiro e seguirão assim até o final de março. No início de abril a gestão pretende informar se continuará com ensino remoto ou abrirá as escolas para aulas presenciais

Moreno
Previsão de início do ano letivo em 7 de março, de forma presencial

Paulista
Somente atividades remotas, a partir de 7 de fevereiro. Não foi informado pela prefeitura até quando esse modelo será adotado.

Ipojuca
Os estudantes começarão a ter aulas quinta-feira (03), apenas remotas. Previsão de ensino presencial em março, sem data ainda

Camaragibe
Previsto para iniciar em 7 de fevereiro, presencialmente nas escolas

Itamaracá
Aulas apenas presenciais, a partir de 7 de fevereiro

Itapissuma
O ano letivo começa nesta quinta-feira (03), com aulas presenciais. Mas somente em seis das 15 escolas. Em nove unidades haverá aulas remotas por duas semanas porque as escolas estão passando por reformas

Cabo de Santo Agostinho
As aulas começam sexta-feira (04), apenas remotas. O modelo presencial passa a valer no dia 21 de fevereiro

Igarassu
Adiou o início do ano letivo para 3 de março, com previsão de aulas presenciais. Inicialmente seria 14 de fevereiro

Araçoiaba
Os estudantes começarão as aulas no dia 7 de fevereiro, somente remotas. Não há data prevista para retorno presencial

Abreu e Lima
Única cidade do Grande Recife que não definiu ainda data de início do ano letivo nem modelo

São Lourenço da Mata
Terá início dia 7 de fevereiro, somente com atividades remotas, por duas semanas. Previsão de abrir as escolas para aulas presenciais no dia 21

Tags

Autor