COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Quase meio milhão de alunos das escolas privadas de Pernambuco iniciam ano letivo nesta terça-feira

Devido à pandemia de covid-19, mais uma vez as escolas terão que cumprir protocolo sanitário que prevê, por exemplo, uso de máscaras e higienização dos ambientes. Vacinação dos estudantes não será exigida para frequentar as aulas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 31/01/2022 às 19:46 | Atualizado em 01/02/2022 às 8:00
Notícia
X

Alunos e professores das escolas particulares de Pernambuco iniciam o ano letivo, nesta terça-feira (02), dividindo mais uma vez cadernos e livros com máscaras e álcool em gel, entre outros meios para se protegerem da covid-19. São cerca de 460 mil estudantes matriculados em 2.437 colégios, onde lecionam 30 mil docentes. Com mais transmissibilidade por causa da variante ômicron, a atenção da comunidade escolar para cumprir os protocolos sanitários precisa ser ainda maior. Também o compromisso das famílias para não mandar as crianças e adolescentes para a aula se houver qualquer sintoma delas estarem doentes.

Atendendo a recomendação da Secretaria Estadual de Educação, a maioria das escolas privadas terá apenas o ensino presencial. Foi dada a possibilidade de aulas remotas, mas a maioria das unidades não vai ofertar. Os estabelecimentos de ensino também não pretendem cobrar a vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19. Prometem fazer campanhas de conscientização, mas não exigir a imunização para frequência das aulas presenciais.

O Colégio GGE, que tem quatro unidades no Recife, uma em Camaragibe (Aldeia), no Grande Recife, e outra em Caruaru, no Agreste, não planeja aulas remotas para seus quatro mil alunos. Igualmente no CBV, que possui duas unidades na capital pernambucana. No Colégio Santa Maria, com prédios no Recife e no Cabo de Santo Agostinho (Praia do Paiva), as aulas serão presenciais mas também transmitidas ao vivo para os estudantes que necessitarem ficar em casa.

No Colégio Damas, as atividades serão presenciais. "A escola informará, diante da situação, sobre o modelo de transmissão online", informa num comunicado enviado aos pais, no caso de o aluno testar positivo para covid-19. O Cognitivo, segundo a direção, será 100% presencial, mas com opção virtual para os estudantes infectados. O Colégio Núcleo terá a opção presencial ou híbrida, desde que a família solicite à escola.

"Temos, desde o ano passado, toda estrutura montada e organizada para transmitir as aulas. Como há alunos fora de Recife, nos comprometemos a transmitir as aulas para eles. Também para aqueles que por algum motivo precisarem faltar. Mas nossa expectativa é de retorno de mais de 90% dos nossos alunos ao ensino presencial", comenta um dos coordenadores do Colégio Santa Maria, Rodrigo Martins.

Em Olinda, no Grande Recife, o Colégio Dom terá aulas presenciais. Porém irá também gravá-las. "Mandaremos o link da aula para o aluno que não comparecer. A diferença do ano passado é que desta vez o estudante não acompanhará a aula ao vivo", explica o diretor Arnaldo Mendonça.

SEGURANÇA

Mesmo diante do aumento de casos de infectados no Estado, com projeção da Secretaria Estadual de Saúde de mais doentes nos próximos dias, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, garante que há segurança para abertura das unidades com apenas ensino presencial.

"Nas escolas, ao contrário do que vemos em festas, shoppings e bares, existe o rigoroso cumprimento do protocolo sanitário, como o uso de máscaras. A volta das aulas presenciais é importante para os estudantes. Reafirmo que os colégios particulares são ambientes seguros. Mas precisamos, cada vez mais, que havendo qualquer sinal de a criança estar doente, a família comunique à escola e deixe o aluno em casa", observa José Ricardo.

A orientação é que alunos e profissionais de educação que estiverem com covid-19 fiquem 10 dias afastados para casos sintomáticos e 7 dias para assintomáticos. Mas esse prazo deve ser modificado diante do novo protocolo divulgado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

Tags

Autor