COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sisu 2022: aprovados devem ficar atentos aos prazos e documentos para matrículas. Veja datas das universidades de Pernambuco

Quem perder os prazos estipulados pelas universidades em editais próprios perderá a vaga. Maioria optou por realizar matrícula de forma remota

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 22/02/2022 às 18:57 | Atualizado em 22/02/2022 às 20:53
Notícia
X

Depois de comemorar a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - o resultado saiu nesta terça-feira (22)- é hora de providenciar a documentação para efetuar a matrícula. Cada universidade definiu as datas para isso, desde que seja entre quarta-feira (23) e 8 de março. Também o formato: se a apresentação dos documentos será remota ou presencial.

Vale lembrar que parte do período de matrícula será justamente no Carnaval. Portanto, atenção redobrada para cumprir prazos e requisitos para não perder a vaga. Em Pernambuco foram ofertadas 15.156 vagas em sete instituições: UFPE, UFRPE, Univasf, UPE, UFAPE, IFPE e IS Sertão.

Na UFPE, terceira instituição com mais vagas no Sisu no País (7.012), a pré-matrícula, para os aprovados nos três câmpus - Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão - começam sexta-feira (25) e seguem até quinta-feira da semana que vem (dia 3). Toda a documentação deve ser digitalizada e enviada por meio virtual. O primeiro semestre letivo começará em 20 de junho.

De acordo com o edital de matrícula, o candidato receberá no e-mail indicado no ato da inscrição uma senha de acesso à plataforma desenvolvida para receber os documentos digitalizados, para análise e conferência. No envio, também é preciso preencher uma ficha de dados cadastrais. Apenas os documentos enviados pela plataforma serão aceitos.

Na UFRPE, o prazo é mais curto. Os aprovados na Rural só têm quinta (24) e sexta-feira (25) para enviar documentação a fim de garantir a vaga. Caso necessite complementar ou retificar algum documento, a data é 7 de março. Quem não cumprir esse cronograma perderá a vaga.

A UFAPE também fará a matrícula remotamente, nesta quarta (23) e quinta (24). Entre 5 e 7 de março haverá recebimento dos documentos para retardatários ou aqueles que desejarem fazer alguma retificação da documentação.

No IFPE, as matrículas serão realizadas de forma remota entre esta quarta (23) e 3 de março. É o mesmo prazo para envio dos arquivos para o procedimento de heteroidentificação e aferição da condição indígena. A homologação da matrícula está prevista para sair no dia 11.

A Univasf reservou de 28 de fevereiro a 4 de março o prazo para os vestibulandos se matricularem. Inicialmente é preciso preencher informações no sistema digital. Em seguida há duas opções de envio dos documentos: também virtualmente ou pelos Correios.

ESTADUAL

A UPE, ao contrário das demais, terá matrícula presencial, mas com agendamento prévio. Os vestibulandos que passaram no Sisu deverão se matricular entre 3 e 8 de março, em locais especificados no edital. Os calouros vão agendar, por telefone ou email, o atendimento presencial.

Os feras que desejam estudar na UPE e não foram aprovados no Sisu ainda têm chances de conquistar vaga pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O listão vai ser divulgado na próxima semana. Nesse caso, a matrícula do seriado será depois dos classificados no Sisu: entre 8 e 11 de março.

Tags

Autor