Escolas de Pernambuco flexibilizam uso de máscara, mas ressaltam importância de manter a proteção contra covid-19
Novo decreto do governo estadual permite que pessoas circulem em ambientes abertos sem a necessidade de estarem de máscaras
Escolas particulares de Pernambuco começaram a liberar, nesta quarta-feira (30), a presença de estudantes sem máscaras em locais abertos dentro das unidades de ensino. O governo estadual só vai exigir a proteção em locais fechados. Mesmo com a flexibilização, a maioria dos colégios enviou comunicado às famílias destacando a importância de continuar com o uso das máscaras nos espaços escolares.
O Colégio Núcleo, que tem unidades nos bairros da Jaqueira (Zona Norte) e Boa Viagem (Zona Sul), no Recife, informou que está permitido ficar sem máscara nos ambientes abertos. "Ressaltamos, entretanto, a importância de manter as vacinas contra a covid-19 dos nossos estudantes em dia, assim como as doses de reforço dos pais e responsáveis legais".
- Uso de máscaras segue obrigatório também nos terminais de ônibus do Grande Recife, além dos coletivos, táxis, Uber e 99
- Escolas: máscaras continuam obrigatórias nas salas de aula em Pernambuco; em áreas abertas, uso é flexibilizado
- Secretário de Saúde de Pernambuco continuará usando máscara em áreas abertas, mesmo com retirada da obrigatoriedade
- Como será o uso de máscaras na escolas estaduais e particulares de Pernambuco?
"Como os estudantes já estão acostumados à rotina e entendem que é pela segurança e saúde de todos, não haverá dificuldade com nossa comunidade escolar. Há a possibilidade de estar sem máscaras nos pátios abertos mas continuando a serem respeitados os protocolos de segurança", comentou o diretor do Núcleo, Gilton Lyra.
O Colégio Damas, que fica nas Graças, também na capital, comunicou os pais sobre a nova orientação a respeito do uso das máscaras. Mas lembrou que "A Secretaria de Saúde do Estado e a Sociedade Brasileira de Infectologia mantêm a forte recomendação para que a máscara seja utilizada em todos os ambientes do colégio, em virtude de as crianças e adolescentes ainda não terem completado o ciclo vacinal".
O Colégio Elo, com unidades no Recife, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, chamou a atenção para continuação dos cuidados sanitários, mesmo com a possibilidade de deixar a máscara nos espaços abertos. "Um passo de cada vez, com prudência e venceremos essa batalha", diz um trecho do texto repassado para as famílias.
"Nosso direcionamento é sempre pautado no que determinam os órgãos competentes. A flexibilização para não usar máscaras nesse momento é apenas nos locais abertos. Dentro das salas os alunos terão que continuar com elas. Mesmo com a queda de contágio e pessoas internadas com covid-19, cautela nunca é demais", observa o diretor do Elo, Jairo Ristanlley.
Nesta quarta, apesar da liberação, ele diz que a maioria dos pais optou por usar máscara na frente da escola, quando foi levar ou buscar os filhos.
PROTOCOLO
A Secretaria Estadual de Educação também enviou para os diretores das escolas estaduais de Pernambuco um comunicado sobre a nova conduta em relação ao uso de máscaras.
No texto, a Secretaria Executiva de Gestão da Rede informa que o protocolo sanitário de educação que trata dessa questão passará a vigorar com a seguinte redação (subitem 1.1.1): "Utilização da máscara de forma obrigatória e contínua por todos os ambientes fechados nas dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade."