COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Notas individuais do SSA 1 e do SSA 2 da UPE serão liberadas nesta sexta-feira. Veja como acessar

No vestibular seriado da UPE, estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 07/04/2022 às 18:38 | Atualizado em 07/04/2022 às 18:41
Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Provas do vestibular seriado da UPE acontecem ao final de cada série do ensino médio - FOTO: Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem
Leitura:

É nesta sexta-feira (08) que os estudantes que fizeram o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2 no ano passado, da Universidade de Pernambuco (UPE), saberão suas notas individuais, acessando a página do processo seletivo. A comissão do vestibular prevê liberar a consulta aos resultados à tarde, mas não estipulou horário certo. 

O SSA 1 é realizado por alunos do 1º ano do ensino médio e do SSA 2 pelos do 2º ano. As provas foram realizadas em dezembro.

As notas serão colocadas no página do processo de ingresso. Há duas maneiras de conferir o desempenho dos candidatos.

Uma delas será o listão com os nomes de todos os participantes. Ao lado de cada nome haverá a média geral do estudante. Nesse caso, qualquer pessoa pode ver essa lista.

A segunda possibilidade é acessar a página na área restrita aos candidatos. Para ver as notas, terá que colocar o CPF do estudante e a senha cadastrada no momento da inscrição. Por esse caminho, é apresentado um resultado mais completo: há a nota por prova.

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, são mostradas também a maior e a menor nota. É uma boa para que o vestibulando compare seu desempenho.

ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 1

ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 2

FORMATO

No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação.

A escolha pelo curso só é feita no SSA 3. Na composição da média final, o SSA 1 vale 30%, o SSA 2 também 30% e o SSA 3, 40%.

A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

VANTAGENS

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. Ou seja, a quantidade de conteúdo das provas é diluída ao longo dos três anos do ensino médio.

Com a divulgação, a cada ano, da nota separada por disciplina, o candidato pode investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano.

No Sisu, que aproveita a nota do Enem, a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora do Estado.

No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

Comentários

Últimas notícias