COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Notas individuais do SSA 1 e do SSA 2 da UPE serão liberadas nesta sexta-feira. Veja como acessar

No vestibular seriado da UPE, estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/04/2022 às 18:38 | Atualizado em 07/04/2022 às 18:41
Notícia
X

É nesta sexta-feira (08) que os estudantes que fizeram o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2 no ano passado, da Universidade de Pernambuco (UPE), saberão suas notas individuais, acessando a página do processo seletivo. A comissão do vestibular prevê liberar a consulta aos resultados à tarde, mas não estipulou horário certo. 

O SSA 1 é realizado por alunos do 1º ano do ensino médio e do SSA 2 pelos do 2º ano. As provas foram realizadas em dezembro.

As notas serão colocadas no página do processo de ingresso. Há duas maneiras de conferir o desempenho dos candidatos.

Uma delas será o listão com os nomes de todos os participantes. Ao lado de cada nome haverá a média geral do estudante. Nesse caso, qualquer pessoa pode ver essa lista.

A segunda possibilidade é acessar a página na área restrita aos candidatos. Para ver as notas, terá que colocar o CPF do estudante e a senha cadastrada no momento da inscrição. Por esse caminho, é apresentado um resultado mais completo: há a nota por prova.

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, são mostradas também a maior e a menor nota. É uma boa para que o vestibulando compare seu desempenho.

ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 1

ACESSO AO RESULTADO INDIVIDUAL - SSA 2

FORMATO

No vestibular seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação.

A escolha pelo curso só é feita no SSA 3. Na composição da média final, o SSA 1 vale 30%, o SSA 2 também 30% e o SSA 3, 40%.

A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

VANTAGENS

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. Ou seja, a quantidade de conteúdo das provas é diluída ao longo dos três anos do ensino médio.

Com a divulgação, a cada ano, da nota separada por disciplina, o candidato pode investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano.

No Sisu, que aproveita a nota do Enem, a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora do Estado.

No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

Tags

Autor