COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

RECIFE: estudante com maior nota da história do SSA da UPE é ovacionado em escola

Artur Maia foi aplaudido por colegas, professores, funcionários e a direção do Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, onde estuda desde pequeno

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/04/2022 às 16:37 | Atualizado em 13/04/2022 às 17:32
Notícia
X

O vestibulando Artur Neves Maia, 17 anos, que teve a maior nota da história do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE), foi ovacionado pelos colegas, professores e funcionários do Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife nesta quarta-feira. Durante o recreio, ele recebeu uma homenagem na escola. Foi aplaudido, ganhou cesta de chocolates e mensagens de docentes, amigos de turma e da direção da unidade de ensino.

Ano passado, quando fez a segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação, o SSA 2, Artur teve média 98,88 pontos, a maior desde que o SSA foi criado, em 2008. Das 90 questões das provas, ele errou apenas uma, na disciplina de geografia. Antes, a maior média nessa etapa tinha sido 92,22, tirada por jovens nos anos de 2012, 2013 e 2019.

No SSA, o candidato é avaliado três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Com a soma do resultado desses três anos, o vestibulando concorre a vagas de graduação. O SSA 1 e o SSA 2 correspondem, cada, a 30% da média final. O SSA 3 equivale aos 40% restantes. Só quando conclui as três fases, o estudante escolhe o curso que deseja disputar vagas.

"Artur é um aluno que está conosco desde o maternal. Em sua caminhada, nunca esteve sozinho. O apoio dos professores e de toda a equipe foi fundamental para trabalhar as potencialidades dele. Sabemos que com um resultado desse qualquer faculdade gostaria de tê-lo como aluno", destacou o diretor do Colégio Madre de Deus, Gerez Figueiredo.

"O orgulho que sentimos pela colocação histórica de Artur é grande, mas também sabemos que isso é o fruto natural que nossos estudantes colhem aqui: de atingir suas metas, chegando lá com muita serenidade e inteligência emocional", comentou Gerez.

SURPRESA

"Fiquei surpreso e muito feliz com a homenagem", afirmou Artur. Ele está cursando o 3º ano do ensino médio. Não sabe ainda que curso fará de graduação, mas deve escolher entre saúde e exatas.

O adolescente já havia se destacado em 2020, no SSA 1, realizado por quem está no 1º ano do ensino médio. Teve a maior nota de todo o SSA 1, 97,77. O estudante que chegou mais perto foi em 2019, com 95,56. Artur errou só dois dos 90 quesitos, um de biologia e outro de história.

Duas amigas mais próximas de Artur, Giovanna Galindo e Isabella Bellelis, falaram dele. "É uma pessoa inteligentíssima, extraordinária em todos os sentidos", afirmou Isabella, que ressaltou ainda que o coleha é muito bondoso e humilde.

Giovanna falou que Artur é bastante prestativo, que está sempre disposto a tirar as dúvidas dela e que ainda aconselha quando o assunto é pessoal, sem relação com os assuntos das disciplinas.

FOCO

Artur sempre foi bom aluno. "Também sempre tive facilidade para aprender. E vim de uma condição familiar e escolar favorecida", comenta Artur. "Na pandemia, consegui me adaptar bem, me concentrei. Somado a isso, faço muitos exercícios e foco no conteúdo da escola. Não estudo para o vestibular. As minhas notas do SSA foram consequência do que aprendi o ano todo e estudei para as provas do colégio", afirma o estudante.

 

Artur não tem quantidade de horas certas para estudar diariamente. "Faço meu planejamento de estudos de acordo com a necessidade. Não especifico tempo de estudo. Vejo o assunto. Começo lendo a teoria no livro, depois faço um resumo. Em seguida, respondo exercícios", explicou Artur.


Tags

Autor