Programa Ganhe o Mundo deve voltar com vagas para professores de idiomas fazerem intercâmbio no exterior
Governo de Pernambuco planeja retomar o Ganhe o Mundo ainda esse ano. Ação foi interrompida por causa da pandemia de covid-19
Uma das principais iniciativas do governo de Pernambuco na área de educação, o Programa Ganhe o Mundo deve ser retomado esse ano com uma novidade. Vai incluir professores de idiomas para intercâmbio de até cinco semanas em países de língua inglesa e espanhola.
Criado em 2011, o Ganhe o Mundo foi suspenso dois anos atrás, em 2020, por causa da pandemia de covid-19. Não há data ainda para o programa ser retomado, mas o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, acredita que será possível selecionar os docentes para intercâmbio esse ano, com viagem para o início de 2023.
- Devido ao coronavírus, grupo de 116 alunos do Ganhe o Mundo retorna do Chile nesta terça-feira
- Coronavírus: 30 alunos do Programa Ganhe o Mundo, que estavam no Chile, foram isolados pela Anvisa
- João Campos sugere nacionalizar o programa 'Ganhe o Mundo'
- Programa Ganhe o Mundo, do governo de Pernambuco, ainda sem data para ser retomado
"Planejamos abrir seleção para cerca de 150 professores. Eles vão viajar no período de férias para curso que vão ajudá-los na proeficiência e na fluência de outro idioma. Por uma questão de carga horária, o intercâmbio será de quatro a cinco semanas", explica Marcelo Barros.
O PGM já mandou mais de oito mil alunos do ensino médio da rede estadual para fazerem intercâmbio de um semestre letivo fora do Brasil. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha e Argentina foram alguns dos destinos. O primeiro embarque aconteceu em julho de 2012.
Além de vagas para alunos regulares do ensino médio da rede estadual, há editais específicos para estudantes que são atletas ou que vão estudar música.
CURSOS
Por enquanto, a previsão do governo é retomar o programa para os alunos ofertando somente os cursos de inglês, espanhol e alemão. Não há definição ainda sobre a volta das viagens para o exterior.
Escolas divulgaram, em suas redes sociais, que as inscrições para participar da edição deste ano começariam no último dia 8 de abril. Mas a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que o cronograma ainda não foi fechado.