COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Estudantes brasileiros começam a fazer as provas do Pisa

Nesta edição do Pisa, matemática será a principal área avaliada. Provas começaram a ser aplicadas esta semana. Vão até 31 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/04/2022 às 15:01 | Atualizado em 21/04/2022 às 15:05
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil

Importante avaliação que mede a qualidade da educação no mundo, o Pisa começou a ser aplicado esta semana no Brasil. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Estudantes de todo o País, com 15 anos de idade e que estejam matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, serão avaliados até o dia 31 de maio. O principal domínio a ser avaliado este ano será matemática, mas os adolescentes também serão testados em leitura e ciências, além de letramento financeiro e pensamento criativo.

No Brasil, o planejamento e a operacionalização da avaliação é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que realiza as principais avaliações de educação, como o Saeb, Enem e Enade.

O Pisa seria realizado ano passado, mas devido à pandemia de covid-19, diante das dificuldades enfrentadas pelas escolas do mundo todo, os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para este ano de 2022. E do Pisa 2024 para 2025.

ONLINE

As provas deste ano são em formato eletrônico, em sessões de até seis horas de duração. No caso de escolas que não têm os equipamentos necessários, a Fundação Getulio Vargas (FGV), contratada para aplicar as provas, fornecerá os notebooks.

Além de avaliar o conhecimento dos estudantes, também serão aplicados questionários aos estudantes, seus pais, professores e diretores das escolas para obtenção de informações sobre os principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos jovens, incluindo o percurso pedagógico e as experiências de aprendizagem. Os diretores das escolas também poderão responder a um questionário específico, online, sobre sua própria formação pedagógica.

APRENDIZAGEM

Aplicado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de produzir indicadores que possam ser utilizados pelos governos dos países participantes como instrumentos de trabalho na definição e no refinamento de políticas educativas.

Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outras nações, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

A escolha da idade de 15 anos dos estudantes que participam das provas é porque nessa faixa etária se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. No caso do Brasil, caso esteja cursando a educação básica regularmente, os alunos com 15 anos estão, na maioria das vezes, no 1º ano do ensino médio.

RESULTADOS 

O Inep é também o órgão que vai analisar os resultados e elaborar o relatório nacional. O Pisa avalia três domínios — leitura, matemática e ciências — em todos os ciclos ou edições.

A cada edição, é avaliado um domínio principal, o que significa que os estudantes respondem a um maior número de itens no teste dessa área do conhecimento e que os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem nesse domínio. Nesta edição o foco é matemática.

 

Tags

Autor