COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem: com o resultado da isenção da taxa de inscrição, veja os próximos passos

Candidatos que tiveram o pedido negado podem recorrer entre segunda e sexta-feira desta próxima semana. Provas serão realizadas em 13 e 20 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 23/04/2022 às 7:00 | Atualizado em 24/04/2022 às 20:03
Notícia
X

Candidatos que tiveram negado o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem podem ingressar com recurso para tentar reverter o resultado. O prazo para isso começa na próxima segunda-feira (25) e segue até a sexta-feira (29). As provas do Enem este ano serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.

O Inep, órgão do MEC responsável pelo exame, divulgou o resultado dos pedidos de isenção ontem, sexta-feira (22). Para saber se foi contemplado com a gratuidade, basta o candidato acessar a página do participante.

O edital com informações como o cronograma de inscrição do Enem e o valor da taxa ainda não foi liberado pelo Inep. No ano passado, a taxa custou R$ 85.

Quase 2 milhões de candidatos pediram para fazer o Enem sem pagar. Quem foi contemplado com a isenção deve esperar a abertura das inscrições. Quem não conseguiu pode recorrer. O resultado dos pedidos de recurso sairá dia 6 de maio.

Veja, abaixo, o que fazer de acordo com o seu resultado

CONSEGUI ISENÇÃO. O QUE FAZER AGORA?

É só esperar a abertura do período de inscrição no Enem. Porque vale lembrar que obter a isenção do pagamento da taxa não significa que o candidato está automaticamente inscrito no exame.

Todos que serão isentos de pagar a taxa têm que se inscrever no período que for informado pelo Inep (as datas ainda não foram divulgadas). A diferença é que após a inscrição não será gerado boleto bancário para pagamento.

NÃO CONSEGUI A ISENÇÃO. COMO PROCEDER?

Se o candidato discorda do resultado e acha que tem direito à isenção do pagamento da taxa, poderá ingressar com recurso. Para isso, deverá acessar a página do participante entre segunda-feira (25) até 23h59 de sexta-feira (29).

O participante deverá enviar documentação que comprove a situação de solicitação de isenção. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

No dia 6 de maio o Inep vai liberar o resultado dos pedidos de recurso, também na página do participante.

INGRESSEI COM RECURSO E CONSEGUI ISENÇÃO

Então é esperar a abertura do período de inscrição e se inscrever no Enem.

INGRESSEI COM RECURSO E NOVAMENTE MEU PEDIDO FOI NEGADO

Resta se inscrever e pagar a taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi informado pelo Inep.

PARA QUE SERVE O ENEM

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Com a nota, é possível concorrer a vagas de graduação em mais de 120 universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nas faculdades privadas, dá para concorrer a bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O exame também é exigido para quem vai pedir auxílio para pagar a faculdade, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. 

 

 

Tags

Autor